Bancária abandona carreira e torna-se fotógrafa de grávidas e de bebés

Abandonou a carreira de bancária e gestora para, em Portugal, tornar-se fotógrafa de grávidas e de bebés. Tornou-se mais feliz e recebeu vários prémios.

As voltas que as nossas vidas podem dar são geralmente caracterizadas pelo sentido literal da palavra: viram de facto. Existem muitos exemplos de pessoas que largaram tudo e operaram uma verdadeira transformação na sua atividade. É empregado de loja que se torna empresário, metalúrgico que passa a músico… Existirá quem deixou a área de sistemas da informação, onde conseguiu atuar como bancária e até em gestão, para trabalhar como fotógrafa? A resposta é sim.

Para ler depois
Conheça a raça de gatos que fica bebé para sempre
Para os fãs de gatos, por vezes é difícil não concordar que todas as raças são adoráveis. No entanto, os Munchkin estão a conquistar o mundo (… continue a ler aqui)

Um exemplo de empreendedorismo na área é a brasileira Andreia Garcia. A viver em Portugal desde 2007, decidiu largar todas as atividades e dedicar-se à fotografia. “Tudo começou de forma inesperada. Eu não tinha nenhuma ligação com a área, nem ninguém da minha família trabalhou nisto. Mas tive esta necessidade de mudar”, conta.

Andreia relata que já trabalhou como bancária e, como dito, continuou a trabalhar em gestão, depois de mudar-se para Portugal. Conta que foi numa viagem de férias que fez ao Brasil com o filho que teve o primeiro interesse real pela área. “Encontrei alguns amigos filhos de fotógrafos e que também já trabalham com fotografia e fui procurado informações iniciais. Depois, passei a pesquisar bastante. Pesquisei sobre todas as áreas da fotografia”, recorda.

“Inicialmente, interessei-me por trabalhar a fotografar casamentos. Mas, porque o meu filho ainda era pequeno, não queria ficar distante dele nos fins de semana. Foi aí que nasceu a ideia de fotografar grávidas e bebés. Por norma, as mães estão de licença maternidade e isso faz com que estejam livres com com os bebés durante a semana. Passei a trabalhar de segunda a sexta e a poder estar com o meu filho sábados e domingos”, emenda.

Para Andreia, não há nada que caracterize mais um empreendedor do que arriscar. “Imagine deixar tudo – formação e carreira consolidada – para procurar uma área em não se tem qualquer experiência ou, inicialmente, afinidade sequer. Foi um risco, mas muito gratificante depois de começar a colher os frutos. Hoje, sinto-me totalmente realizada.”

Andreia Garcia é uma profissional reconhecida em diversos países. Realiza inclusive formações presenciais e on-line. “Já dei palestras em países como Brasil, Espanha, Itália, Portugal e outros.” Venceu já prémios, como o da APPImagem, associação portuguesa de profissionais da imagem. “Também tive obras enviadas para o As Qualificações da Imagem, que é um evento incrível, também de Portugal, em que recebi títulos de Mérito e Honra”, orgulha-se.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS