Sangue criado em laboratório testado em humanos

Um grupo de cientistas criou glóbulos vermelhos em laboratório e esta pode ser a chave para revolucionar tratamentos para doenças sanguíneas raras.

Sangue criado em laboratório testado em humanos

Um grupo de investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, deram início ao primeiro teste mundial de sangue feito em laboratório. Os cientistas criaram os glóbulos vermelhos a partir de células-estaminais e aplicaram a mistura em dois voluntários saudáveis. Não foram registados quaisquer efeitos secundários graves e a investigação prossegue com a testagem em mais oito pessoas, que vão receber duas transfusões de 5 a 10 ml com pelo menos quatro meses de intervalo. Alguns dos pacientes irão receber células de um dador humano para comparar os resultados.

O objetivo desta nova etapa é perceber quanto tempo as células cultivadas em laboratório mantêm-se no organismo humano. Apesar de o estudo ser (ainda) de pequena escala, representa um “grande avanço para o cultivo de sangue a partir de células-estaminais”, afirma a bióloga celular da Universidade de Bristol, Ashley Toye. A investigação pode revolucionar o tratamento de pessoas com distúrbios sanguíneos que precisam regularmente de transfusões, muitas vezes em tipos de sangue raros.

Esperança para pacientes

Caso o transplante dê certo e as células artificiais durem mais do que as humanas, a expectativa é que, no futuro, os pacientes que precisam regularmente de transfusões sanguíneas não necessitem de precisem passar pelo processo com tanta frequência. Além de reduzir o número de injeções, o sangue artificial pode ajudar a evitar complicações relacionadas com as próprias transfusões. As constantes, mas necessárias, injeções podem levar o organismo a desenvolver resistência e produzir anticorpos contra as células. Além desta vantagem, a versão feita em laboratório evitaria a necessidade de um dador compatível e aceleraria um processo que muitas vezes é demasiado moroso.

Foto: Shutterstock

Conheça a bactéria que já matou 6 crianças no Reino Unido
Perigosa infeção provocada pela bactéria conhecida como Strep A já matou seis crianças no Reino Unido. Conheça os sintomas desta doença fatal. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS