TikTok bloqueia #DesafioBenadryl após morte de criança de 13 anos

Adolescente de 13 anos morre após fazer “desafio do Benadryl”, trend viral do TikTok – que incentiva utilizadores a tomar medicamento em excesso – que já tinha vitimado uma jovem em 2020. Hashtags foram removidos, mas surgiram novos.

TikTok bloqueia #DesafioBenadryl após morte de criança de 13 anos

O TikTok bloqueou as pesquisas #Benadryl, #DesafioBenadryl e #BenadrylChallenge na plataforma, após um rapaz norte-americano de 13 anos ter morrido ao tentar realizar o desafio viral. Benadryl é um medicamento usado para alergias e o “Benadryl challenge”, como era chamado, incitava os utilizadores a tomar a substância até ficarem com alucinações.

Para ler depois
8 desafios nas redes sociais que são muito perigosos e a que todos os pais devem estar atentos

Jacob Stevens tomou cerca de seis vezes mais do que a dose recomendada de Benadryl –  entre 12 a 14 comprimidos de uma só vez. Começou a ter convulsões. Enquanto isto acontecia, os amigos filmavam e riam-se, acreditando que estava a alucinar. Passou os últimos seis dias de vida em coma, internado num hospital de Columbus, no estado americano do Ohio. Morreu no dia 12 de abril.

Os pais contactaram os jornais locais e revelaram a causa de morte do filho: intoxicação motivada por um popular desafio da rede social TikTok, o “Benadryl Challenge”. Fizeram-nos de forma a alertar para os perigos da plataforma digital. “Quando lhe fizeram um scan ao cérebro, os médicos perceberam não havia atividade. Disseram-nos que o podíamos deixar ligado às máquinas, mas ficaria apenas ali deitado para sempre. Nunca mais abriria os olhos, respirar autonomamente, sorrir, andar ou falar”, contou o pai de Jacob, Justin Stevens, à ABC 6 News.

A Food and Drug Administration (FDA – a agência reguladora do medicamento) emitiu um comunicado a alertar para os perigos do consumo excessivo daquele medicamento, que pode provocar “graves problemas cardíacos, convulsões, coma ou até morte”. Salienta também a importância de manter os medicamentos longe do alcance das crianças, bem como monitorizar o comportamento online dos mais novos.

Após a trágica morte de Jacob, o TikTok decidiu bloquear a pesquisa e remover as hastags “Benadryl” e “Benadryl challenge”. “Ao fazer uma pesquisa com estas expressões no TikTok, é possível perceber que, além de não mostrar qualquer conteúdo (vídeo), direciona os utilizadores para uma página de apoio que relembra a importância da identificação de desafios maliciosos na plataforma”, explicou fonte do TikTok Portugal à SIC.

A equipa de comunicação do TikTok em Portugal refere ainda à mesma estação de televisão que “estão estritamente proibidos e são removidos conteúdos que promovam comportamentos perigosos” e garante “nunca” ter identificado este desafio como tendência na plataforma. “Temos uma equipa de 40.000 profissionais de segurança a trabalhar para remover qualquer conteúdo que possa violar as nossas community guidelines e encorajamos a nossa comunidade a reportar qualquer conteúdo ou contas potencialmente preocupantes”, conclui.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Inês Neves; Foto: Solen Feyissa no Unsplash

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS