Novo desafio viral do TikTok pode matar e milhares de jovens estão a arriscar a vida

Dormir com a boca tapada com fita-cola, obrigando a respirar só pelo nariz, é o novo desafio viral do TikTok que “pode ser muito perigoso”. Mas milhares estão a fazê-lo e a por a vida em risco.

Novo desafio viral do TikTok pode matar e milhares de jovens estão a arriscar a vida

A rede social TikTok está a ajudar, uma vez mais, a propagar uma ideia potencialmente perigosa: tapar por completo a boca com fita-cola durante a noite para respirar apenas pelo nariz enquanto dorme. O desafio, que já se tornou viral,  está a pôr em risco a vida de milhares de jovens. Quem faz estes vídeos apela às pessoas que cumpram à risca as indicações e que depois a sua experiência nos comentários.

Leia depois
Adolescentes morrem em acidente de carro enquanto cumpriam desafio viral do tiktok Kia Challenge (… continue a ler aqui)

“Se tiver apneia obstrutiva do sono, sim, pode ser muito perigoso”, afirma à CNN o especialista em sono, Dr. Raj Dasgupta, professor associado de medicina clínica na Keck School of Medicine da Universidade da Califórnia do Sul.

A apneia obstrutiva do sono, que é o colapso total ou parcial das vias respiratórias, é uma das perturbações do sono mais comuns e perigosas. Segundo um estudo publicado em 2019 na revista Lancet Respiratory Medicine, acredita-se que mais de mil milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos têm esta doença. E, segundo os especialistas, existem milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas.

“Podem fazer uma asfixia e há risco de morte”

Também o especialista em Medicina Interna  Almeida Nunes denuncia os riscos deste desafio ao Correio da Manhã e classifica-o de “uma moda estúpida e perigosíssima”. “Há muitas pessoas que têm apneia do sono e há tantas outras que têm obstruções nasais. Estas pessoas passam por um risco muito grande, porque podem fazer uma asfixia e há risco de morte”, afirma.

Apesar do risco de morte, nenhum dos vídeos partilhados naquela rede social menciona que a prática pudesse ser, de alguma forma, prejudicial. Pelo contrário. Umas das jovens que partilha a sua experiência no TikTok fala dos benefícios do sono de beleza como motivo para tapar a boca todas as noites. “Tapo a minha boca todos os dias… Dormir bem é muito importante para combater o envelhecimento e para estarmos e sentirmo-nos no nosso melhor.” No entanto são falsos. Ao CM, Rui Nogueira, médico de família, desconstruiu os mitos relacionados “com a melhor qualidade de sono e pele”. “São mitos sem qualquer evidência científica. Não é um bom exemplo, aliás, é totalmente descabido evitar respirar pela boca”, diz.

Numa experiência, o jornalista James Nestor permitiu que os cientistas parassem a sua respiração pelo nariz através da aplicação de silicone e fita cirúrgica durante 10 dias para analisar aquilo que a respiração oral faria à sua saúde. Como ele descreveu no seu livro “Respira: a Nova Ciência de Uma Arte Perdida”, o impacto foi surpreendentemente rápido. Desenvolveu apneia obstrutiva do sono, a sua pressão arterial, pulso e ritmo cardíaco dispararam e os seus níveis de oxigénio no sangue desceram, fazendo com que o seu cérebro vivesse num nevoeiro obscuro. “Não fazíamos ideia que ia ser assim tão mau”, disse Nestor à CNN em 2020. “O ressonar e a apneia do sono foram tão dramáticos, e surgiram tão rapidamente, que ficámos todos bastante abalados.”

Impala Instagram


RELACIONADOS