Mais de metade dos portugueses sofrem ou vão sofrer com dores nas costas

«Se uma dor de costas persiste há mais de três meses é aconselhável ir a uma consulta», indica Miguel Cordeiro, especialista em neurorradiologia do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.

Mais de metade dos portugueses sofrem ou vão sofrer com dores nas costas

Estima-se que cerca de 70% dos portugueses vai sofrer de dor de costas em algum momento da sua vida. «Se uma dor de costas persiste há mais de três meses é aconselhável ir a uma consulta», indica Miguel Cordeiro, especialista em neurorradiologia do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.

LEIA DEPOIS

Mitos sobre exercício físico e dores na coluna

«As causas estruturais de dores da coluna mais comuns são: discopatia, onde encontramos a hérnia discal; síndrome facetário, associado a artroses; disfunção sacro-ilíaca e fraturas. Estas patologias podem ser controladas com técnicas muito seguras e eficazes atualmente», alerta o especialista.

Portugal é um dos países com melhores cuidados de saúde no mundo

Portugal está posicionado no 12.º lugar dos melhores cuidados de saúde no mundo. «Na área da coluna o panorama é igualmente motivador. O tratamento das dores da coluna é, normalmente, realizado com fármacos ou com fisioterapia mas caso este falhe, é aconselhado o recurso a técnicas minimamente invasivas», explica Miguel Cordeiro.

Sofre de dores nas costas? Há uma solução

A acupuntura contribui para o alívio da dor em 82% dos casos e tem uma eficácia de 72% nos casos de dor lombar ou ciática. Esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa tem ótimos resultados em pacientes com artrite.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 em cada 10 pessoas têm problemas na coluna durante a sua vida e esta causa tornou-se a segunda principal razão de ida ao médico. As dores nas costas são ainda responsáveis por 50% dos casos de incapacidade física na população adulta, levando 400 mil portugueses a faltarem ao trabalho por ano, uma média superior a 33 mil por mês.

LEIA MAIS

Dia Mundial da Coluna: Combata as dores com estes exercícios

Impala Instagram


RELACIONADOS