Dia Mundial da Coluna: Combata as dores de costas com estes exercícios

No Dia Mundial da Coluna fique a conhecer alguns exercícios que o podem ajudar a combater as dores de costas.

Dia Mundial da Coluna: Combata as dores de costas com estes exercícios

No Dia Mundial da Coluna fique a conhecer alguns exercícios que o podem ajudar a combater as dores de costas.

O Dia Mundial da Coluna celebra-se esta quarta-feira, 16 de outubro, e, para ajudar a combater as dores de costas, a personal trainer Sara Batista deixa algumas dicas.

LEIA DEPOIS
Pressão arterial: Três dicas importantes para manter os níveis baixos

As dores nas costas podem estar relacionadas com o dia a dia, com o tempo prolongado de pé ou em frente ao computador, o que leva a adotar uma postura incorreta. Muitos exercícios e métodos como o pilates são ferramentas que ajudam a melhorar a postura, ajudando a corrigir desequilíbrios, a aumentar a amplitude do movimento circular e manter o comprimento funcional dos músculos.

A personal trainer aconselha a fazer uma pausa de 10 minutos para ativar os músculos profundos e trabalhar a mobilidade da coluna. «Em casa ou num jardim, precisa apenas de um colchão ou, se estiver no trabalho, de uma parede», explica.

«Em todos os exercícios tem de manter a coluna longa»

Se tiver problemas na coluna, tais como hérnias discais, osteófitos, espondilolistese ou outros, alguns dos movimentos podem não ser indicados para si. Consulte um profissional de saúde e/ou de exercício físico para o aconselhar.

«Em todos os exercícios tem de manter a coluna longa e o abdominal contraído (sensação de apertar ligeiramente um cinto à volta da cintura, levando o umbigo em direção das costas)», alerta Sara Batista.

Percorra a galeria e veja os exercícios.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 16 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS