Libertada jovem presa 15 anos por assassinar traficante sexual

Cyntoia Brown, que passou 15 anos na prisão, foi finalmente libertada na manhã desta quarta-feira da Prisão Feminina do Tennessee. Estava acusada de assassinar o traficante sexual que a comprou.

A agora com 31 anos Cyntoia Brown foi condenada por assassinar o traficante sexual que a comprou quando ela era adolescente. A infância de Cyntoia não foi fácil. A mãe alcoólica não conteve o vício durante a gravidez e abandonou-a ainda em criança. A menina acabou por ser violada  repetidamente até que, em 2004, quando Cynthia, depois de fugir de casa e ser forçada pelo namorado a prostituir-se, acabou por ser vítima de uma rede de tráfico sexual. Aos 16 anos, Cyntioa assassinou Johnny Mitchell Allen, de 43 anos, em legítima defesa. O argumento foi rejeitado pelo tribunal, depois de os advogados do Ministério Público terem alegado que a jovem disparou sobre o traficante enquanto ele dormia.

LEIA DEPOIS
Condenado a 15 anos de prisão por atropelar e matar amigo

Sentenciada a 51 anos de prisão por matar traficante sexual

Cyntoia Brown acabou sentenciada a pelo menos 51 anos de prisão sem possibilidade de liberdade condicional, depois de julgada como adulta – apesar de ter 15 anos – e condenada por homicídio em primeiro grau e roubo qualificado. Cyntoia revelou momentos de terror às mãos de Allen, a quem as escravas sexuais chamavam de “Cortador de Garganta” e que, além de traficá-la, agredia-a frequentemente, violava-a e ameaçava-a com drogas quase diariamente.

Kim Kardashian, Rihanna e outras celebridades pediram libertação imediata  de Cyntoia

Em janeiro, depois da pressão popular e de rostos como Kim Kardashian, Rihanna, Alyssa Milano e Viola Davi, acabou por receber a notícia de que um indulto especial: seria libertada, o que agora se efetivou. Em 2017, Rihanna fez o alerta que movimentou milhares em favor da libertação da adolescente, entretanto já com 31 anos. “Imagine que aos 16 anos era manipulada por um traficante sexual. Depois de dias a ser drogada e violada por diferentes homens, um sujeito de 43 anos compra-te, um pedófilo que te leva para usar-te como escrava sexual. Encontras coragem para te defenderes, disparas sobre ele e máta-lo. Como consequência, és presa, julgada e condenada como adulto a passar o resto da tua vida na prisão. Esta é a história de Cyntoia Brown”, revelou Rihanna há quatro anos.

LEIA TAMBÉM
Catarina Furtado recebe ativista afegã Zarifa Ghafari em Lisboa

Liberdade condicional nos próximos dez anos

Cyntoia está em liberdade condicional nos próximos fdez anos, com a condição de que tenha emprego e não viole qualquer lei. Brown emitiu um comunicado em que afirma a vontade de poder vir a ajudar outras mulheres e crianças sob qualquer tipo de exploração. “Agradeço ao governador e à primeira-dama Haslam o voto de confiança em mim e, com a ajuda do Senhor, vou deixá-los, e ao resto de meus seguidores orgulhosos”, comprometeu-se. Celebridades que lutaram pela libertação, como Kim Kardashia e Viola Davis, não puderam deixar de agradecer publicamente a Haslam. Em meados deste mês de outubro, Cyntoia Brown deverá publicar um livro e, ainda antes do fim do ano, deverá ser lançado um documentário sobre a vida dela.

Impala Instagram


RELACIONADOS