Catarina Furtado recebe ativista afegã Zarifa Ghafari em Lisboa

Catarina Furtado, presidente da Associação Corações com Coroa, receba na próxima quarta-feira, 29 de setembro, a ativista afegã Zarifa Ghafari em Lisboa.

A presidente da Associação Corações Com Coroa (CCC) e embaixadora do UNFPA, Catarina Furtado, recebe a ativista dos Direitos Humanos Zarifa Ghafari, antiga presidente da Câmara do Afeganistão refugiada na Alemanha, para uma conversa sobre o futuro das mulheres naquele país. Zarifa Ghafari fugiu do Afeganistão em 15 de agosto, após a tomada de poder pelos Talibãs. A vida de Zarifa no Afeganistão ficou em risco após as várias ameaças de morte que recebeu por parte daquele grupo extremista. Encontra-se em Portugal com o apoio da associação Women in Tech, organização global sem fins lucrativos que defende o empoderamento das raparigas e mulheres de todo o mundo, à qual a CCC se associa “com orgulho” para este evento.

Zarifa Ghafari tornou-se porta-voz das mulheres afegãs

Catarina Furtado recebe ativista afegã Zarifa Ghafari em Lisboa
Zarifa Ghafari reuniu com líderes europeus como a Chanceler Alemã, Angela Merkel

Desde que chegou à Europa, Zarifa Ghafari reuniu com líderes europeus como a Chanceler Alemã, Angela Merkel, a Ministra da Igualdade de França – Elisabeth Moreno – e a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, para divulgar a causa que defende para que os direitos das mulheres no Afeganistão sejam ouvidos. Ghafari foi entrevistada por alguns dos principais órgãos de comunicação internacionais em diversas ocasiões, tornando-se ela própria a porta-voz do povo afegão e, em particular, das mulheres afegãs, primeiras vítimas do regresso ao poder dos Talibãs.

Catarina Furtado cria fundo #JuntosAcolhemos para mulheres e crianças afegãs

Catarina Furtado recebe ativista afegã Zarifa Ghafari em Lisboa
Catarina Furtado cria fundo dirigido a mulheres e crianças afegãs”

A crise humanitária no Afeganistão levou já a CCC a juntar-se à Cruz Vermelha Portuguesa para a criação do fundo #JuntosAcolhemos, que pretende “dar resposta a necessidades específicas no âmbito da educação e saúde de mulheres e crianças refugiadas”, em programas de acolhimento, em Portugal. Metade da verba recolhida até 31 de dezembro “será especificamente dirigida a mulheres, jovens até aos 18 anos e crianças afegãs”. Catarina Furtado encontra-se com Zarifa Ghafari em lisboa, na próxima quarta-feira, em Lisboa.

Impala Instagram


RELACIONADOS