Encontrado idoso desaparecido graças a drone térmico

Octogenário foi descoberto no meio de vegetação por drone com câmara térmica.

Encontrado idoso desaparecido graças a drone térmico

A GNR, através da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e do Comando Territorial de Viseu, na madrugada deste domingo, 19 de dezembro, localizou um homem de cerca de 80 anos, que se encontrava desaparecido, na zona da Senhora da Penha, no concelho de Castro Daire. Na sequência de um alerta a informar o desaparecimento de um idoso, no dia 18 de dezembro, pelas 18h15 horas, os militares da Guarda deslocaram-se para o terreno para auxiliar nas buscas.

LEIA DEPOIS
Cientistas criam drone com restos de abacaxi

A UEPS através de militares da Equipa Unmanned Aircraft Systems (EUAS), que operam os vulgos drones apoiados por uma equipa da Companhia de Ataque Estendido (CATE) de Viseu, em articulação com o comando da operação, fizeram um estudo do local mais provável onde poderia estar o idoso, através da utilização de um drone munido de câmara térmica. No seguimento da ação, por volta das 05h30 de domingo foi detetada uma fonte de calor no meio da vegetação, fora dos caminhos circuláveis.

Idoso encontrado no meio da vegetação estava em hipotermia

De imediato foram enviados militares da Guarda para o local referenciado, para validação da sinalização efetuada através do drone, tendo encontrado o idoso desaparecido, que apresentava sinais de hipotermia, sendo-lhe prestados os cuidados possíveis no momento, com uma manta térmica. Esta ação contou com o apoio das corporações de Bombeiros Voluntários de Resende, Tondela, Castro Daire, São Pedro do Sul, Salvação Pública de São Pedro do Sul e Santa Cruz da Trapa, da Proteção Civil do Município de São Pedro do Sul, e de cerca de 50 populares voluntários. No presente ano a equipa Unmanned Aircraft Systems (UAS) da UEPS/GNR, já detetou duas pessoas com vida com recurso direto destes meios.

LEIA AINDA
Casal adolescente desaparecido após viagem de comboio a Nova Iorque

Impala Instagram


RELACIONADOS