Sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Um sismo com magnitude 3,0 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, no grupo central dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Angra do Heroísmo, Açores, 29 fev 2024 (Lusa) – Um sismo com magnitude 3,0 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha Terceira, no grupo central dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com um comunicado do IPMA, o sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, pelas 17:26 locais (18:26 em Lisboa), e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Santa Bárbara, na Terceira.

O sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região das Cinco Ribeiras e com intensidade III em Angra do Heroísmo.

A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores também registou hoje na ilha Terceira, pelas 05:49 locais (06:49 em Lisboa), um sismo com magnitude 3,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de quatro quilómetros a nordeste de Santa Bárbara.

De acordo com o IPMA, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Altares, Santa Bárbara e Biscoitos.

Foi ainda sentido com menor intensidade na Vila de São Mateus da Calheta e nas freguesias das Cinco Ribeiras, Terra Chã, São Bartolomeu (Terceira).

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, revela o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e “os vidros e loiças chocam ou tilintam”, podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

ASR (DD) // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS