Coronavírus. Presidente pede para que não se entre «em alarmismos»

«Era de estranhar que não houvesse nenhum caso positivo em Portugal»

Coronavírus. Presidente pede para que não se entre «em alarmismos»

O Presidente da República já reagiu à notícia dos dois casos positivos de coronavírus Covid-19, em Portugal.  «Isto é a chamada notícia esperada há muito tempo, com tantos países nomeadamente na Europa a terem casos positivos, era de estranhar que não houvesse nenhum caso positivo em Portugal», começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: A previsão do tempo para esta segunda-feira

«Vamos acompanhar serenamente a evolução»

«E estes dois que estão confirmados têm uma origem fora do território português, o que é uma vantagem. E felizmente, um e outro deram-se conta da sua situação e, portanto, limitaram os efeitos de um eventual contágio, na medida do possível», sublinhou.

Perante a situação, o Presidente afirma que não devemos entrar em alarmismos. «Acho que não se deve entrar em alarmismos. Isto é um fenómeno que era expetável. Passaram seis semana e o que era estranho era, havendo em países vizinhos próximos, que não houvesse nenhum caso em Portugal», afirmou o Presidente, sublinhando que até ao momento não há qualquer infeção que tenha tido origem em território nacional.

«Vamos acompanhar serenamente a evolução», garantiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Dois casos de coronavírus confirmados em Portugal

dois casos confirmados de coronavírus em Portugal. A notícia foi confirmada em conferência de imprensa com a ministra da Saúde, Marta Temido, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales e o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge-INSA, Fernando Almeida.

Segundo Marta Temido o primeiro caso confirmado diz respeito a um homem de 60 anos, que teve os primeiro sintomas a 29 de fevereiro, e cujo estado de saúde é estável. Um segundo doente, de 33 anos, teve uma primeira análise positiva, e aguarda validação desta análise pelo Instituto Ricardo Jorge. O link epidemiológico é de Valência, em Espanha.

Texto: Joana Ferreira com Carla S. Rodrigues

 

Impala Instagram


RELACIONADOS