Presidente guineense em visita de Estado ao Gana para debater cooperação

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, está a realizar hoje uma visita de Estado ao Gana para discutir com o seu homólogo ganês, Nana Akufo-Addo, a possibilidade de cooperação nas áreas das pescas, agricultura, educação, defesa e segurança.

Presidente guineense em visita de Estado ao Gana para debater cooperação

De acordo com fonte da presidência guineense, Sissoco Embaló e Akufo-Addo discutem, nesta visita de um dia, de que forma a Guiné-Bissau e o Gana poderão cooperar nessas áreas, adiantando que uma “grande comissão mista” entre os dois países deverá reunir-se “muito brevemente”.

Ao chegar a Acra, Embaló e Addo reuniram-se à porta fechada, tendo o chefe de Estado guineense afirmado, à saída do encontro, que os dois países partilham os mesmos valores e objetivos da paz, estabilidade política, crescimento económico, desenvolvimento social e prosperidade.

“O Gana ocupa um lugar especial no coração do povo da Guiné-Bissau, pois o seu país é o farol da emancipação africana e abriu caminho para a libertação e independência dos povos da África”, disse o Presidente guineense.

Falando na presença de Nana Akufo-Addo, Umaro Sissoco Embaló disse que, enquanto países do Sahel, Guiné-Bissau e Gana enfrentam desafios como “terrorismo, tráfico de droga e promoção da democracia e boa governação”.

“Estou aqui para reiterar a nossa convicção de que, juntos, trabalhando de mãos dadas, num espírito de fraternidade, complementaridade e solidariedade, podemos alcançar muitos objetivos importantes”, salientou o líder guineense.

Sobre a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana, Umaro Sissoco Embaló afirmou que ambos concordaram na necessidade de se avançar para reformas nas duas organizações.

“A Guiné-Bissau apoia as propostas do Gana para estabelecer instituições financeiras sólidas em África, como um Banco Central Africano, um Banco de Investimento Africano, um Fundo Monetário Africano e uma Agência de Seguros Pan-Africana”, defendeu.

Estas reformas, disse, poderão trazer para o continente africano, entre outros resultados, a segurança alimentar, aumento das trocas comerciais, uma área de livre comércio, aumento do valor dos recursos naturais, gerando emprego para a juventude.

Umaro Sissoco Embaló e Nana Akufo-Addo assumiram o compromisso de que a Guiné-Bissau e o Gana “podem e devem” desempenhar um papel importante na promoção de entendimento, boa vizinhança, resolução pacífica de conflitos e cooperação na África Ocidental e no resto do continente.

MB // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS