Pelo menos 143 migrantes em dois barcos foram escoltados até às Ilhas Canárias

Pelo menos duas embarcações com 143 pessoas de origem subsaariana a bordo, incluindo três menores, foram escoltadas nas últimas horas pelo Resgate Marítimo espanhol até portos nas Ilhas Canárias, em Espanha.

Pelo menos 143 migrantes em dois barcos foram escoltados até às Ilhas Canárias

Um dos barcos foi escoltado até o porto de Arguineguín, na ilha Grand Canária, onde os serviços de saúde locais transportaram três migrantes para hospitais na ilha.

A embarcação foi escoltada pelo navio Guardamar Calíope e detetada pelo Sistema Integrado de Vigilância Estrangeira (SIVE) quando navegava a 10,2 quilómetros da costa.

A operação de resgate dos seus 53 ocupantes – 50 homens e três mulheres — ocorreu no final da noite de quarta-feira, declarou fontes do Resgate Marítimo à EFE.

Outro navio, o Salvamar Adhara, foi encarregado de escoltar para o porto de La Restinga, na ilha de El Hierro, uma embarcação com 90 pessoas – 87 homens, incluindo três menores -, que estava a 3,7 quilómetros da costa.

Três membros deste segundo grupo tiveram que ser atendidos no cais de La Restinga devido a ferimentos leves.

Dados do governo espanhol conhecidos na segunda-feira, indicam que o número de migrantes que chegaram este ano às ilhas das Canárias de forma irregular aumentou 469% em relação ao ano passado.

Entre 01 de janeiro e 15 de março, chegaram 12.393 migrantes às Canárias (arquipélago no Atlântico) a bordo de 190 embarcações precárias (conhecidas em Espanha como “pateras”), face a 2.178 pessoas no mesmo período de 2023.

Já às costas espanholas do Mediterrâneo (Espanha continental e ilhas Baleares), chegaram, no mesmo período, 2.011 migrantes, mais 54% do que em 2023.

CSR // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS