Imagens de bebé sírio desnutrido emocionam o mundo

As fotografias de um bebé sírio com malnutrição severa estão a chocar o mundo. A criança, cuja idade se desconhece e que pesa apenas 1,9 quilos, foi encaminhada para uma clínica e está a melhorar.

As fotografias de um bebé sírio com malnutrição severa estão a chocar o mundo. A criança, cuja idade se desconhece e que pesa apenas 1,9 quilos, foi encaminhada para uma clínica na cidade de Hamouria, controlada por rebeldes.

O bebé foi levado por familiares, envolto num pano e em claro sofrimento, com a ossada saliente. As fotografias foram tiradas pela equipa de enfermagem para sensibilizar as autoridades de todo o mundo sobre as consequências do conflito sírio, que dura há sete anos e já fez milhares de mortos.

O conflito deixou milhares de pessoas desalojadas e criou uma crise de refugiados um pouco por todo o mundo. Desde o começo da guerra civil, registam-se já mais de 400 mil mortes e cinco milhões de refugiados. Entre as vítimas mortais estão mais de 7 mil crianças e 5 mil mulheres.

Entenda o conflito na Síria, onde a história deste bebé sírio é apenas uma entre milhares [veja o vídeo no final do artigo]

A Síria é governada pela família al-Assad desde a década de 70 de maneira ditatorial. Bashar al-Assad assumiu o país em 2000, após a morte do pai, Hafez al-Assad. O governo de Bashar sofreu inúmeras críticas pela corrupção e pela falta de liberdade política. Essas críticas tomaram novas proporções com a Primavera Árabe.

À medida que a repressão do governo contra os protestos populares aumentava, formaram-se grupos de resistência, que se transformaram em milícias armadas e partiram ao ataque na tentativa de expulsar as tropas de Assad de suas regiões e derrubar o governo sírio. Esses exércitos rebeldes foram inicialmente formados por civis e militares desertores.

A partir de 2013, o Estado Islâmico aproveitou-se da instabilidade da Síria e aderiu a grupos rebeldes de jihadistas sunitas. A guerra que tinha começado por razões políticas tomou proporções religiosas. Com a guerra sendo travada entre diferentes grupos, o conflito espalhou-se por diversas frentes. As mudanças e movimentações das tropas acontecem, assim, a todo momento na Síria e em várias zonas do país.

Leia outros artigos em destaque

Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Homem tenta assassinato e empurra mulher para a linha de comboio [vídeo]
Homem tenta assassinato e empurra mulher para a linha de comboio [vídeo]
Bernardo Tengarrinha, ex-jogador do FCP, descobre tumor
Bernardo Tengarrinha, ex-jogador do FCP, descobre tumor
Jovem enfermeira morre de forma trágica na lua de mel
Jovem enfermeira morre de forma trágica na lua de mel
Homem com sintomas de gripe sai do hospital sem pernas e uma mão
Homem com sintomas de gripe sai do hospital sem pernas e uma mão

 

Impala Instagram


RELACIONADOS