Erro na operação obriga a que o túnel para chegar a Julen seja escavado novamente

Tal como já noticiámos, um erro de cálculo está a atrasar as operações de resgate do menino que caiu num poço em Málaga no dia 13.

Tal como já noticiámos, um erro de cálculo está a atrasar as operações de resgate do menino que caiu num poço em Málaga no dia 13.

LEIA MAIS: Mais complicações no resgate. Faltam 4 metros com picaretas para chegar a Julen

O El Condidencial avança que o poço «terá que ser enchido com terra fina» e perfurado novamente para que tenha um diâmetro maior do que o atualmente escavado. De acordo com a agência Europa Press, corre-se o sério risco de os tubos ficarem presos e danificados, comprometendo toda a operação de resgate.

«Não é possível dar uma estimativa do tempo que vai demorar esta nova operação», já veio dizer uma fonte.

Continua então pendente a fase dos quatro metros que terá de ser levada a cabo manualmente por mineiros.  Depois de feita a ligação, a equipa de oito mineiros descerá em grupos de dois numa cápsula preparada para o feito.

Esta nova fase de ligação entre os dois túneis ainda não começou mas tem uma duração esperada de entre 12 a 14 horas.

Mais de uma semana depois de a criança ter caída no poço, as esperanças de a encontrar com vida são já reduzidas, mas a equipa de mais de cem pessoas continua a trabalhar de dia e noite. O solo demasiado rochoso tem sido um dos principais entraves nos trabalhos.

«Gostaríamos que tivesse sido antes, mas a realidade dos materiais e das rochas que encontramos foram de extraordinária dificuldade», informou García Vidal, citado pelo La Vanguardia, depois de 55 horas de trabalho para construir o túnel horizontal.

LEIA MAIS: Esta é a cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen

Impala Instagram


RELACIONADOS