Mais complicações no resgate. Faltam 4 metros com picaretas para chegar a Julen

O túnel escavado para chegar até Julen apresenta um desvio lateral de cerca de um metro, o que está a dificultar a tarefa de encaixar os tubos metálicos de 6 metros de diâmetro com que se pretende reforçar as paredes antes de fazer descer os mineiros.

Os trabalhos de resgate do pequeno Julen, em Totalán, Málaga, aproximam-se da fase final. O túnel de 60 metros está concluído, ainda que a fase de entubamento não esteja a decorrer como esperado.

O túnel escavado para chegar até Julen apresenta um desvio lateral de cerca de um metro, o que está a dificultar a tarefa de encaixar os tubos metálicos de 6 metros de diâmetro com que se pretende reforçar as paredes antes de fazer descer os mineiros.

Findado este trabalho, o próximo passo é a construção manual, com recurso a picaretas, de quatro metros de um túnel horizontal para chegar ao poço original onde está a criança.

Esta nova fase de ligação entre os dois túneis ainda não começou mas tem uma duração esperada de entre 12 a 14 horas, sendo as escavações feitas por uma equipa de mineiros vinda das Astúrias.

Os oito mineiros que farão as escavações vão trabalhar em turnos de dois.

LEIA MAIS: Esta é a cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen

Mais de uma semana depois de a criança ter caída no poço, as esperanças de a encontrar com vida são já reduzidas, mas a equipa de mais de cem pessoas continua a trabalhar de dia e noite. O solo demasiado rochoso tem sido um dos principais entraves nos trabalhos.

«Gostaríamos que tivesse sido antes, mas a realidade dos materiais e das rochas que encontramos foram de extraordinária dificuldade», informou García Vidal, citado pelo La Vanguardia, depois de 55 horas de trabalho para construir o túnel horizontal.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS