Esta é a cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen

A cápsula de metal que vai resgatar Julen foi fabricada em poucos dias por ferreiros locais. Trata-se de uma espécie de elevador que será deslizado pelo túnel.

A cápsula de 300 quilos que levará os mineiros até Julen foi pensada pelo Consórcio Provincial de Bombeiros de Málaga e executada em poucos dias por ferreiros locais. Segundo o ‘El País’, trata-se de uma espécie de elevador que deslizará pelo túnel com o auxílio de uma grua.

LEIA MAIS: Bebé de dois meses internado após maus tratos do pai acabou por morrer

De acordo com a mesma publicação, os operacionais estiveram na manhã de domingo, dia 21 de janeiro, já com a grua e a cápsula no local, a preparar o terreno em torno da cavidade, para facilitar o trabalho dos mineiros.

Na tarde desta segunda-feira, pelas 16h (15h em Portugal) já tinham sido perfurados 40 dos 60 metros necessários de profundidade para chegar ao local onde se encontrará Julen de dois anos que, no passado domingo, caiu no poço, próximo da sua casa em Totalán.

Depois de escavados os 60 metros, os responsáveis pelas operações de resgate irão utilizar a cápsula. Permitirá a dois mineiros construir uma galeria horizontal para ligar este túnel à câmara onde está Julen.

O diretor técnico do Consórcio Provincial de Bombeiros, Julián Moreno, explicou que a cápsula é feita de ferro e tem 1,05 metros por 2,5 metros de altura e pesa cerca de 300 quilos.

Dureza dos terrenos atrasa resgate de Julen

As equipas de socorro continuam a escavar um túnel paralelo ao poço onde Julen caiu. As zonas de rochas de extrema dureza que os técnicos estão a encontrar em Totalán (Málaga) atrasaram o plano traçado, no oitavo dia de trabalho.

Inicialmente esperava-se que fosse possível terminar a perfuração vertical na manhã desta segunda-feira, dia 21 de janeiro. Contudo, faltavam ainda oito metros para terminar quando começou a amanhecer.

A operação continua montada no local, com o trabalho organizado por turnos e com maquinaria pesada para finalizar os oito metros que faltam para chegar ao fundo do túnel vertical.

A partir daí, será necessário canalizar o túnel para o proteger de eventuais cedências de terreno, uma operação que poderá durar entre cinco e seis horas. Esta proteção é necessária para que os mineiros da Brigada de Salvação deslocada das Astúrias possam descer na cápsula para continuar, à mão, a escavar um túnel horizontal de acesso à área onde se acredita que possa estar a criança.

Segundo o coordenador da equipa, Ángel García, delegado do Colégio de Engenheiros Civis de Málaga, será necessário realizar um aterro para garantir a descida desses especialistas, o que levará mais duas ou três horas.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS