9 alimentos saudáveis com os quais devemos ter cuidado

9 alimentos saudáveis com os quais devemos ter cuidado

Embora estejamos mais conscientes do que é comer bem, cometemos alguns erros. Conheça 9 alimentos saudáveis que podem causar danos se não forem consumidos com moderação.

Hoje sabemos muito mais sobre nutrição e alimentação saudável. O acesso à informação é muito mais fácil do que há alguns anos. Contudo, embora estejamos a ficar cada vez mais conscientes do que é comer bem, cometemos alguns erros. Conheça 9 alimentos saudáveis que podem causar danos se não forem consumidos com moderação.

LEIA MAIS: Roubou automóvel com bebé no interior e abandonou-o em estação de serviço [vídeo]

1. Azeite

9 alimentos saudáveis com os quais devemos ter cuidado
Azeite

O azeite é considerado um dos óleos mais saudáveis do mundo. No entanto, o seu uso excessivo pode causar o acúmulo dos óleos naturais do nosso corpo, que podem manifestar-se no organismo sob a forma de espinhas ou acne. Se sofre com algum desses problemas na pele, o melhor é evitar o uso em excesso.

2. Sal

O sal é um ingrediente que não pode faltar em nenhum lar. Ele dá sabor à nossa comida e ninguém conseguiria imaginar viver sem sal. É importante incluir esse tempero na nossa dieta diária, pois sem ele o equilíbrio da água em nosso organismo pode ser perturbado e como consequência pode até levar à morte por desidratação. No entanto, os especialistas alertam que o consumo excessivo de sal pode prejudicar a nossa saúde. Acima de tudo, é preciso ter cuidado com o consumo de todos os tipos de alimentos salgados, por exemplo, batatas fritas, carne, alguns tipos de pão e fast-food. Se deseja preparar um esfoliante caseiro, em vez de sal, pode usar açúcar, uma vez que o açúcar não irrita a pele.

3. Água muito fria ou semicongelada

Não há dúvida de que a água é a melhor e a mais saudável das bebidas. Não contém sal ou açúcar e é recomendável beber pelo menos 1,5 litros diariamente. Contudo, a temperatura desse líquido é vital. Se estiver quente demais pode ser perigosa para a nossa pele e quando está muito fria pode causar doenças da garganta.

4. Barras de cereal

9 alimentos saudáveis com os quais devemos ter cuidado
Barras de cereal

Nos últimos anos, as barras de cereais tornaram-se muito populares que até passaram a ser vistas como um alimento saudável. Infelizmente, muitas delas contêm excesso de açúcar ou melado, mesmo as mais caras. Outras também contêm ingredientes como chocolate, frutas secas, iogurte e mel que são simplesmente revestidos de açúcar. Se, apesar de tudo isso, não as quiser eliminar da sua dieta, pode prepará-las em casa, com ingredientes naturais.

5. Bebidas tipo ‘light’

As bebidas dietéticas, embora contenham menos açúcar em uma forma pura, muitas vezes consistem em produtos químicos artificiais e adoçantes cuja única tarefa é estimular o seu apetite para que fique com fome e acabe por comer mais. Substitua refrigerantes do tipo “light” por água ou então um sumo preparado com frutas frescas e adoçante com opções saudáveis.

6. Margarina e manteiga

A margarina e os substitutos da manteiga natural estão cheios de óleos vegetais e ingredientes artificiais processados. O seu consumo excessivo pode causar problemas graves no coração e nas artérias. Podem levar à obesidade. Se quer cuidar da sua saúde, dê preferência ao consumo de manteiga real de origem orgânica, pois ela está cheia de óleos que irão beneficiar o seu corpo e, além disso, é muito mais deliciosa do que qualquer margarina que podemos encontrar no mercado.

LEIA MAIS: Morreu atriz das séries de televisão Prison Break e Chicago Fire

7. Soja

A soja, embora seja um dos alimentos favoritos de veganos e vegetarianos, não pode necessariamente ser classificada como alimento saudável. Tudo porque as culturas de soja são frequentemente pulverizadas com pesticidas e também são geneticamente modificadas. A maneira mais fácil de começar a comer bem seria parar de consumir soja da qual não se conhece a procedência, optando pela soja orgânica, que foi cultivada sem a interferência de agrotóxicos ou mesmo modificação genética.

8. Sumos não naturais

9 alimentos saudáveis com os quais devemos ter cuidado
Sumos não naturais (refrigerantes)

Atualmente, muitas pessoas procuram outras opções para substituir os refrigerantes. Até aí tudo bem, uma vez que os refrigerantes não trazem vitaminas para o nosso corpo e são principalmente cheios de açúcares e corantes artificiais. No entanto, é importante não escolher algo pior, já que muitos decidem comprar sumos. O problema é que muitas dessas bebidas não têm valor nutricional e também contêm altos níveis de açúcar. A melhor opção é comer a fruta inteira, uma laranja ou uma maçã ou também prepararmos nosso próprio sumo em casa, sem coloração ou açúcar.

9. Frutas secas

Os nutricionistas recomendam comer frutas secas duas a três vezes por semana. Por que apenas três? As frutas secas, embora muito ricas, contêm muitas mais calorias do que as frutas frescas. Também é muito comum adicionar açúcar e enxofre para prolongar a sua data de validade. Pode adicionar algumas bananas secas ou maçãs aos seus cereais do pequeno almoço, mas sempre que possível, tente comer frutas frescas.

LEIA MAIS: Topless de Meghan Markle é mais uma ‘facada’ no casamento com Harry [+18]

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS