Ordem dos Psicólogos disponibiliza guia para um sono saudável

Cada hora perdida de sono equivale ao aumento em 14% no risco de emoções negativas que afetam a nossa capacidade de funcionar no dia-a-dia, mais 38% de probabilidade de nos sentirmos tristes ou mais 23% de probabilidades de consumirmos tabaco ou álcool.

Ordem dos Psicólogos disponibiliza guia para um sono saudável

A evidência científica sugere que, por cada hora perdida de sono, exista um aumento de 14% no risco de emoções negativas que afetam a nossa capacidade de funcionar no dia-a-dia, um aumento de 38% da probabilidade de nos sentirmos tristes, ou um aumento de 23% na probabilidade de usarmos tabaco ou álcool.

Por altura da efeméride do Dia Mundial do Sono, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) disponibiliza uma ferramenta com recomendações para um descanso sudável, fundamental para o ser humano, tanto para a função básica biológica como para a saúde mental. Todos temos noites menos boas de sono, mas quando não dormimos bem, de forma regular, a possibilidade de ficarmos doentes, física ou mentalmente, aumenta exponencialmente.

Doenças da tiroide, problemas digestivos, patologias que provoquem dor crónica, doenças de Alzheimer e Parkinson, ansiedade e depressão são alguns exemplos de como distúrbios de sono podem ter impacto físico e mental.

As pessoas que dormem muito pouco (menos de 5 horas por noite) têm maior probabilidade de desenvolver problemas de Saúde Psicológica. A investigação sugere que, por cada hora perdida de sono, exista um aumento de 14% no risco de emoções negativas que afetam a nossa capacidade de funcionar no dia-a-dia, um aumento de 38% da probabilidade de nos sentirmos tristes, ou um aumento de 23% na probabilidade de usarmos tabaco ou álcool – explica este guia, sobre o impacto que a rotina de sono pode ter sobre cada indivíduo.

Guia prático com dicas para um bom sono

Destinado à população em geral (com separadores extra focados em trabalhadores por turnos, pais e cuidadores, entre outros fatores de distinção), esta ferramenta junta literacia, evidência científica e dicas para criar uma rotina de descanso, dormir melhor, ter boa higiene de sono e conseguir mantê-la e, assim, ter uma vida melhor.

Em caso de necessidade, procure apoio. Se os problemas forem persistentes e de difícil resolução, será necessário procurar apoio. No tratamento de eventuais perturbações, importa entender as causas de não conseguir dormir. O que resulta com uma pessoa pode não resultar com outra.

Se está profundamente triste, tem dificuldade em adormecer ou dorme mal – ou, inclusive, mais do que é comum em si –, come mais ou menos do que o habitual, tem dificuldade em concentrar-se, não consegue manter o seu funcionamento habitual ou ter prazer em atividades de lazer, tem vontade de consumir álcool em excesso, está extremamente irritado ou agressivo ou tem um problema prévio de Saúde Psicológica que sente estar a agravar-se, ligue para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 ou procure apoio de um pçsicólogo.

Para saber mais sobre a importância de hábitos de sono saudáveis, veja o episódio do Programa Eu Sinto.me sobre Sono e assista aos Diálogos da Psicologia, sobre o Sono.

Impala Instagram


RELACIONADOS