Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeo]

Portugal pode sofrer a qualquer momento um terramoto e um tsunami semelhante ao que aconteceu na Indonésia, na véspera de Natal, alertam especialistas em sismos.

Portugal pode sofrer a qualquer momento um sismo e um tsunami semelhante ao que aconteceu na Indonésia, na véspera de Natal, alertam especialistas em sismos. O alerta não é novo, mas volta a impor-se, com o aumento da actividade sísmica nos Açores e em Sines.

Em Portugal nem sequer os hospitais – de São José e de Santa Maria, por exemplo – estão preparados para um sismo

O terramoto matará dezenas de milhares de pessoas porque o País não está preparado para este tipo de catástrofes. A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica avisa que em Portugal nem sequer os hospitais – de São José e de Santa Maria, por exemplo – estão preparados para um sismo.

«Pode ser amanhã, pode ser depois de amanhã. É errado pensar que só será em 2755»

Em 1755, Portugal sofreu um terramoto de magnitude 8,5 a 9, semelhante, por exemplo, ao ocorrido no Japão. De acordo com dados científicos, um tremor de igual magnitude vai repetir-se a qualquer momento. «Pode ser amanhã, pode ser depois de amanhã. É errado pensar que só será em 2755», afirma a geofísica Maria Ana Viana-Baptista. «Conhecendo a cidade de Lisboa, receio que possamos ter riscos acentuados em mais de 50 por cento dos edifícios», acrescenta o engenheiro civil João Appleton. Acontecendo um sismo no nosso país, a Assembleia da República deverá ficar de pé, uma vez que recebeu obras de reforço anti-sísmico. Mas os principais hospitais de Lisboa, por exemplo, deverão colapsar.

As margens do Tejo vão voltar a sofrer o impacto de um tsunami

Algarve e Litoral Alentejano, além da Grande Lisboa, serão afetados gravemente pelo sismo iminente. As margens do Tejo vão voltar a sofrer o impacto de um tsunami, como o que podemos ver na imagem em que a costa japonesa é invadida por uma onda gigante. Nem todos os edifícios estão preparados para resistir à força destruidora deste desastre natural, nem sequer os públicos, à exceção da Assembleia da Republica e de poucos outros…

Veja o vídeo

E assista também ao documentário Sismo de Lisboa 1755 – A Ira de Deus

LEIA MAIS

Tomar | Bebé saiu sozinho de creche e foi encontrado na estrada

Homem detido por agredir mulher e filha menor desde 2014

Morreu Lisa Sheridan aos 44 anos

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS

Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeo]

Portugal pode sofrer a qualquer momento um terramoto e um tsunami semelhante ao que aconteceu na Indonésia, na véspera de Natal, alertam especialistas em sismos.