Português na Venezula que pede ajuda para salvar a filha recebe apoio do Estado português

Manuel Osvaldo Pereira, a viver com a família na Venezuela, pediu ajuda para salvar a vida da filha e o Estado Português já reagiu.

Manuel Osvaldo Pestana Pereira tem 60 anos, é natural da Madeira e vive desde os 9 anos na Venezuela. Este português é um dos cerca de 300 mil portugueses ou lusodescendentes residentes nesta antiga colónia espanhola e que precisa urgentemente de ajuda para salvar a filha.

Carina Pestana da Silva, de 33 anos, está hospitalizada nos Cuidados Intensivos do Instituto Médico La Floresta, em Caracas, desde 22 de dezembro depois de ter sofrido «um derrame de sangue demasiado forte», como conta Osvaldo, em exclusivo à Impala.

Em menos de dois meses, o português já gastou «mais de 25 mil euros» para ajudar a filha. Vendo-se sem recursos financeiros e, consequentemente, sem forma de obter os medicamentos de que a filha precisa, Manuel Osvaldo pediu ajuda ao Estado português.

Segundo o emigrante, o Consulado de Portugal na Venezuela entrou em contacto com a família, de modo a saber de que medicamentos Carina precisa para que os mesmos fossem enviados. Depois de receber a confirmação, através do secretário de Estado, de «que os medicamentos tinham embarcado na TAP», Osvaldo recebeu-os em mão através do cônsul geral de Portugal na capital Venezuelana, Licínio Bingre do Amaral.

«Ligou-me o cônsul, o doctor Licínio Bingre do Amaral, comunicando que os medicamentos chegavam ontem [12 de fevereiro] à noite e que ele ia pessoalmente ao Aeroporto buscá-los e os trazia. Eram cerca das sete da noite quando chegou muito alegre e nos deu os medicamentos», conta o português.

Manuel Osvaldo e a família mostram-se agradecidos por todas ajudas financeiras e apoio que têm recebido. «Agradeço imenso a todas as pessoas que nos estão a ajudar neste momento tão difícil da nossa vida. Com o dinheiro que nos têm doado paguei a clínica. Foram quase 4 mil euros», agradece.

 

Para ajudar:
Manuel Osvaldo Pestana Pereira

Banco BPI:
NIB: 0010 0000 41779396401 63
IBAN: PT50 0010 0000 4177 9396 4016 3

 

Texto: Marisa Simões; Fotos cedidas por Manuel Osvaldo Pereira

LEIA MAIS

Guaidó anuncia que ajuda humanitária entrará na Venezuela a 23 de fevereiro

Caso Joana | Testemunha que viu menina pela última vez afirma: «morta em casa não acredito»

Presidente do Brasil recebe alta depois de permanecer 17 dias internado

Impala Instagram


RELACIONADOS