Conselho Superior de Defesa aprova estratégias de Cabo Verde

O Conselho Superior de Defesa Nacional de Cabo Verde deu hoje parecer favorável, por unanimidade, às Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, anunciou em comunicado.

Conselho Superior de Defesa aprova estratégias de Cabo Verde

O mesmo órgão deu igualmente “apreciação positiva” a um outro documento, o Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

Os dois documentos foram apreciados na nona reunião ordinária o órgão, convocada pelo Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves.

Ambos são classificados como “importantes instrumentos estratégicos” para a política de defesa nacional.

O novo Conceito Estratégico de Defesa, elaborado 12 anos depois do último, apresenta riscos, ameaças e prevê várias ações, entre elas um acordo com a NATO, segundo foi apresentado em novembro, pelo Governo.

Na altura, foi indicado o propósito de promover maior conectividade do país com o exterior e capacitar progressivamente o sistema financeiro de Cabo Verde para se posicionar como centro regional.

O documento visa, igualmente, inserir Cabo Verde em mecanismos de segurança cooperativa, tanto do continente como na sub-região da África Ocidental, e desenvolver parcerias com países desenvolvidos para reforçar a segurança e defesa face a ameaças e tensões no Atlântico.

Na sua intervenção, a ministra da Defesa, Janine Lélis, recordou que a versão vigente do Conceito Estratégico de Defesa Nacional foi aprovada em 2011 e que as grandes opções do setor são datadas de 2005, pelo que considerou ser “premente” o país inaugurar um novo ciclo de planeamento estratégico, com aprovação de novos instrumentos setoriais e de orientação.

LFO // JMC

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS