Treinador de Beja acusado de mais de 12 mil crimes sexuais

João Paulo Silva tem personalidade distorcida e padece de distúrbio sexual incontrolável. Treinador de escalões de formação de futebol abusou sexualmente de seis crianças.

Treinador de Beja acusado de mais de 12 mil crimes sexuais

O Ministério Público (MP) de Beja acusou um ex-treinador de escalões de formação de futebol de 12.248 crimes de pornografia de menores e seis crimes de abuso sexual de crianças. O processo começou a ser investigado em abril de 2019 em Lisboa e levou à detenção do suspeito dois anos depois, acrescenta o Jornal de Notícias. O MP acredita que desde os 18 anos que João Paulo Silva se dedicava a colecionar e a divulgar fotografias e vídeos de jovens dos dois sexos, na sua maioria menores de 14 anos, sendo visto como uma pessoa de personalidade distorcida e com um distúrbio sexual incontrolável. Ao longo de 2020 o arguido criou uma página no Instagram onde se fez passar por um menor, mantendo conversas e aliciando jovens.

LEIA DEPOIS
Vice-presidente do Sp. Braga demite-se após acusações de assédio sexual

PJ encontrou milhares de fotografias e vídeos de menores

Responsável por um posto de abastecimento de combustíveis na cidade de Beja e treinador de futebol na área da formação nas horas vagas, João Paulo foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) em maio passado e colocado em prisão preventiva. Foi ao dar cumprimento a mandados de busca à sua residência que os inspetores da PJ aprenderam dezenas de discos rígidos, CD e outros dispositivos de armazenamento de dados que continham milhares de fotografias e vídeos de menores em poses de cariz sexual.

Na altura da detenção, João Paulo frequentava o Curso de Treinadores de Nível 2 ministrado pela Associação de Futebol de Beja e na sessão de 13 de maio de 2021 foi estranhada a sua falta, numa altura que a sua detenção, ocorrida dois dias antes, não era ainda conhecida. O treinador estava a viver em Beja desde o início de 2020 e nos clubes por onde passou – o último o SC Ferreirense, nunca existiram quaisquer suspeitas sobre condutas menos próprias com os menores, pelo que a detenção caiu que nem uma bomba na comunidade.

LEIA AINDA
Professor de Beja acusado de assediar alunas ao longo de pelo menos 10 anos

Impala Instagram


RELACIONADOS