Stargazer, o jato hipersónico que permite dar a volta ao mundo em apenas 6 horas

Venus Aerospace está disposta a mudar o atual panorama das viagens aéreas comerciais com Stargazer, o avião mais rápido de sempre.

Stargazer, o jato hipersónico que permite dar a volta ao mundo em apenas 6 horas

As viagens aéreas comerciais podem vir a sofrer uma grande mudança no futuro. E estamos a falar de uma alteração que tem tanto de significante como de veloz. Se depender da Venus Aerospace, empresa de Houston, nos Estados Unidos da América, será possível dar a volta ao mundo em apenas 6 horas. Algo que irá acontecer quando o Stargazer se tornar numa realidade.

Leia depois
Procura carro novo? Este elétrico custa pouco mais de 1.400 euros

O Stargazer não se trata de um avião somente supersónico. É mesmo hipersónico. O que significa que estamos a falar de Mach 5, ou seja, uma velocidade cinco vezes superior à velocidade do som. Ou, se preferir, de 6.173 quilómetros por hora. Apesar disto, a empresa tem a convicção de que o jato, que ainda não passa de um conceito, irá atingir Mach 9. Ou mais de 11 mil quilómetros por hora. Caso se concretize, estamos a falar de um novo recorde mundial. Já que a maior velocidade de sempre aconteceu em 1967, quando o foguete North American X-15 atingiu Mach 6.7.

Stargazer pode chegar aos 11 mil quilómetros por hora

Caso o projeto avance com sucesso, poderemos ter grandes reduções nos voos. Por exemplo, a empresa promete uma viagem de São Francisco ao Japão, ou de Houston a Londres, em apenas uma hora. Estamos a falar de uma volta ao mundo somente em uma hora. Que é, ao dia de hoje, o tempo que um jato de passageiros demora a percorrer o território continental dos Estados Unidos da América. Além disso, como conta o Robb Report, estamos a falar de uma aeronave pensada para consumir menos 20% de combustível do que um avião convecional.

E o que falta para que a Venus Aerospace avance para a construção do jato? Para já, foram amealhados perto de 30 milhões de euros. Valor que será utilizado para construir um drone hipersónico de 6 metros de comprimento que atinja o Mach 5. Em caso de sucesso, a escala será aumentada para o protótipo do Stargazer.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Venus Aerospace

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS