Estas são as melhores cidades da Europa para os amantes de livros

Estas são as melhores cidades da Europa para quem? Para todos os que apreciam momentos dedicados a folhear uma boa história. Eis a lista completa dos locais a não perder se gosta de leitura.

Estas são as melhores cidades da Europa para viajar se for um turista especial. Daqueles que não prescinde da companhia de um bom livro. Da fantasia, às biografias e à não-ficção. Nada melhor do que relaxar ao sol, junto à piscina ou num café convidativo. E abrir o companheiro de viagem.

Leia depois
Procura uma nova série? Estas são as 10 mais vistas

Estas são as melhores cidades da Europa para levar o seu livro a viajar

Holidu, o portal de reservas para casas de férias, após vários pedidos, decidiu apresentar uma lista das melhores cidades se for viciado em leitura. Utilizando dados do Google Maps, este ranking, compila os locais com mais e melhores livrarias da Europa. Inspire-se e encontre o próximo destino de viagem. Sabemos que mesmo em dias de descanso, não há nada melhor do que um bom livro.

1. Estugarda, Alemanha

Estugarda pode considerar-se a cidade mais literária da Europa. Os amantes de automóveis podem conhecer esta cidade como a casa da Mercedes-Benz e da Porsche, mas tem muito mais para oferecer. Dentro dela há mais de 200 bibliotecas e livrarias. E, umas espantosas 240 editoras sediadas na cidade. Todos os amantes de livros devem adicioná-la à lista de desejos. Um dos pontos turísticos que não pode perder é a Stadtbibliothek Stuttgart, com o seu icónico design minimalista.

Agarre num livro da sua extensa coleção inglesa e desfrute de um momento de leitura tranquila. Pode ser na sala própria para o efeito ou na cafetaria com uma chávena de café ou chá. Outra excelente atividade é dirigir-se ao Schlossgarten ou a um dos outros jardins botânicos da cidade. Passe uma tarde relaxante a absorver a atmosfera ímpar enquanto lê. Vai ver que vai gostar.

2. Lyon, França

Não está no radar de todos os turistas. Pode ser ignorada em favor de Paris e Nice. No entanto, a cidade é surpreendentemente bela e tem uma história cultural rica. Por isso, não é de estranhar que ocupe o segundo lugar deste ranking. Tem um dos rácios mais elevados de livrarias por 10 mil habitantes. E, na Europa, tem algumas das bibliotecas mais bem classificadas. Lyon é a casa da mundialmente famosa Le Bal des Ardents, a livraria mais bonita da cidade.

Aqui, vive um impressionante arco feito inteiramente de livros dá-lhe as boas-vindas à chegada. No interior, as enormes estantes, escondem um tesouro de livros de autores independentes e de pequenas editoras. Outro local de visita obrigatória é a Damn Fine Bookstore, onde encontrará uma vasta seleção de livros ingleses. Estes, podem ser comprados ou para dar uma vista de olhos na cafetaria. Se preferir, leve um livro consigo e aprecie as vistas do Ródano enquanto vira páginas num banco de jardim junto ao rio.

3. Reykjavík, Islândia

A Islândia é um dos países com maior produção de livros. Também, a capital desta nação, tem uma oferta incrível de bibliotecas e livrarias que fará com que todos se apaixonem. Desde as bibliotecas municipais às bibliotecas universitárias, todas estão abertas ao público. Se gosta de algo diferente, pode dirigir-se à biblioteca Borgarbókasafnið e dar um mergulho na piscina.

Ou tentar encontrar o Bookmobile, uma biblioteca itinerante dentro de uma carrinha. Reykjavik é também o lar de muitas livrarias independentes pitorescas onde pode reabastecer a sua coleção. Duas lojas que não pode perder são a Bókakjallarinn (Cave dos Livros), onde encontra uma vasta seleção de livros em segunda mão, e a Bókavarðan para escolher os melhores livros relacionados com a cultura islandesa.

4. Dublin, Irlanda

Como sede da Biblioteca do Trinity College, Dublin sempre atraiu muitos amantes de livros e turistas que desejam visitar o edifício. É um dos pontos de referência que não pode deixar de visitar. Passeie pelas prateleiras da Long Room, admire o famoso Livro de Kells. E, deixe-se envolver pela atmosfera desta biblioteca icónica. Mas, Dublin, tem muitas outras atrações livrescas à espera de serem descobertas. Quem gosta, ficará encantado com a Marsh’s Library, do século XVIII.

Lá, poderão desfrutar de exposições, de um tranquilo jardim e de muitas atividades para todas as idades. Se preferir acrescentar alguns livros à biblioteca pessoal, não pode perder a The Winding Stair Bookshop. Por lá, tem uma livraria pitoresca independente onde pode passar a tarde a folhear livros e presentes literários. Outras livrarias de visita obrigatória são a Hodges Figgis, uma das mais antigas do mundo, e a Ulysses Rare Books para romances antigos e edições raras.

5. Estocolmo, Suécia

Para além das ruas bonitas, do museu dos ABBA e do Palácio Real, Estocolmo é também o lar de muitas bibliotecas e livrarias impressionantes. Estas, conquistarão o coração de todos os amantes de livros que a visitem! Se se interessa por arquitetura, já deve ter ouvido falar da Biblioteca Pública de Estocolmo, concebida pelo arquiteto Gunnar Asplund. O belo edifício tem mais de 2 milhões de livros.

Não perca também a Biblioteca Nobel, onde pode consultar o melhor da literatura contemporânea. As ruas de paralelepípedos escondem livrarias independentes, onde pode percorrer as prateleiras durante horas. Compre um novo livro na The English Bookshop ou na Hedengrens, a livraria mais antiga da cidade, e faça uma pausa de todos os passeios turísticos com um bom livro e um doce sueco.

Fotos: Ugur Akdemir, Tobias Fischer, Dmitry Djouce, Square Lab, John MasonYang Yang

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS