Preço do gasóleo volta a subir em Portugal

Os preços de combustível vão variar em direções opostas na próxima segunda-feira.

Preço do gasóleo volta a subir em Portugal

Na próxima segunda-feira, os preços do gasóleo e da gasolina vão variar em direções opostas. Apesar de se esperar que o preços dos dois combustíveis registem oscilações ligeiras, os cálculos do Jornal de Negócios apontam para um aumento de 0,5 cêntimos no preço do gasóleo simples.

LEIA DEPOIS
Marcelo visita hoje locais afetados pelos fogos de Castelo Branco e Santarém

Preço do gasóleo aumenta pela sexta semana consecutiva

A concretizar-se, será a sexta semana consecutiva de aumentos nos preços deste combustível em Portugal. De acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo simples foi vendido esta semana a um preço médio de 1,355 euros. Já no caso da gasolina, os cálculos do Negócios apontam para uma descida de 0,5 cêntimos por litro. O preço da gasolina simples aumentou nas últimas quatro semanas e está atualmente em 1,525 euros por litro.

O comportamento dos preços dos derivados de petróleo (gasóleo e gasolina) nos mercados internacionais também contribuíram para esta evolução.  A tonelada métrica do gasóleo aumentou perto de 1% e a da gasolina caiu também perto de 1%. O petróleo valorizou e o euro perdeu terreno contra o dólar, o que agrava os preços dos combustíveis para os portugueses.

O jornal Negócios calcula o preço dos combustíveis com base na evolução dos derivados do petróleo e do euro. Contudo, a evolução dos custos dependerá de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados a que o Negócios tem acesso só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 27 de julho

Greve nos combustíveis. São estes os 333 postos onde poderá abastecer

Impala Instagram


RELACIONADOS