Noviças escravizadas por freiras em Famalicão fazem queixa ao Vaticano

Missiva com queixas sobre castigos e rituais violentos que aconteciam em Famalicão foi envidada para o Papa Francisco.

Noviças escravizadas por freiras em Famalicão fazem queixa ao Vaticano

Um noviça que esteve durante cerca de dez anos na Fraternidade Cristo Jovem, no ‘convento’ de Requião, em Famalicão, enviou uma missiva com destino ao Vaticano, dirigida ao Papa Francisco, na mesma altura em que denunciou esse mesmo caso às autoridades judiciais.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 5 de dezembro

«Foram muitos anos de agressões contínuas»

De acordo com o Jornal de Notícias, na carta datada de 25 de julho de 2015, a jovem pede «auxílio e compreensão» e conta ter passado por um «inferno como num campo de concentração». Na missiva, a mulher atualmente com 36 anos, diz que já tinha feito queixa a vários organismos e envia também uma cópia de 26 páginas da denúncia. A mulher pede «medidas concretas» para que seja possível resolver a situação e também «ajuda e justiça». «Foram muitos anos de agressões contínuas», acrescenta.

O relato do caso passado no ‘convento’ já tinha sido feito em 2014 através de cartas de noviças e dos seus familiares a denunciar a situação ao arcebispo de Braga e ao responsável pela vida consagrada da diocese.

O ‘convento’ do Requião, em Famalicão, é uma propriedade com cerca de quatro hectares, jardins, bouças, uma tipografia, quartos e capelas, protegida por muros.

Texto: Joana Ferreira

LEIA MAIS
Cláudia Vieira partilha imagem ternurenta das filhas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS