Neuralink: Elon Musk quer testar implantes cerebrais em humanos dentro de seis meses

A Neuralink, empresa do milionário Elon Musk, quer começar a testar implantes cerebrais em humanos dentro de seis meses.

Neuralink: Elon Musk quer testar implantes cerebrais em humanos dentro de seis meses

Faltam menos de seis meses para que a Neuralink comece a testar implantes cerebrais em humanos. A revelação foi feita pelo dono da empresa, Elon Musk, durante uma transmissão virtual, com o milionário e explicar que as primeiras aplicações do dispositivo sem fios serão para restaurar a visão. A ideia base da empresa, que quer revolucionar a neurotecnologia, é criar um chip que seja aplicado no cérebro humano de modo a interagir com dispositivos externos como computadores e smartphones.

Elon Musk repreendido pela mãe nas redes sociais
Mãe de Elon Musk zanga-se com o filho nas redes sociais após tweet polémico do CEO da Space X (… continue a ler aqui)

Elon Musk aproveitou a transmissão para explicar que o projeto, que se espera oficializado durante o próximo semestre, é direcionado para pessoas com deficiência. De modo a que estas tenham a possibilidade de se movimentar e comunicar novamente. O empresário acredita ainda que a ferramenta poderá ser uma ajuda para pessoas que nunca tiveram visão. De momento, a Neuralink está a realizar testes em animais enquanto aguarda pela autorização do órgão regulador norte-americano para que se iniciem os testes em humanos. A empresa chegou mesmo a ser acusada de maus tratos aos animais que fizeram parte dos testes.

“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter a certeza de que funcionará bem”

Numa fase inicial, a Neuralink estabeleceu como meta o início dos testes em humanos para 2020. Este prazo foi depois avançado para 2022. Agora, deverá ser uma realidade em 2023. Estes adiamentos levaram Elon Musk a dizer que a empresa quer certificar-se de que a tecnologia irá funcionar antes de ser testada em humanos. “Queremos ser extremamente cuidadosos e ter a certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo num ser humano. Submetemos a maior parte dos documentos à FDA, e achamos que provavelmente em seis meses poderemos ter o primeiro Neuralink num ser humano”, disse Elon.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS