EUA pedem investigação a ataque a trabalhadores humanitários em Gaza

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu hoje a Israel “uma investigação rápida, completa e imparcial” sobre o ataque que causou a morte de sete trabalhadores humanitários da organização Cozinha Central Mundial (WCK) em Gaza.

EUA pedem investigação a ataque a trabalhadores humanitários em Gaza

Para Blinken – que participou numa conferência de imprensa ao lado do chefe da diplomacia francesa, Stéphane Séjourné – os trabalhadores humanitários da WCK “são heróis”.

O secretário de Estado norte-americano acrescentou que na semana passada conversou com o ‘chef’ espanhol radicado nos Estados Unidos e fundador da WCK, José Andrés, sobre “o trabalho extraordinário e corajoso” que membros daquela ONG realizam em Gaza para levar alimentos a uma população em risco de fome.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos insistiu que Israel deve fazer “mais para proteger os civis inocentes” em Gaza.

“Deixámos claro aos israelitas que é preciso fazer mais para proteger vidas de civis inocentes, sejam crianças palestinianas inocentes ou trabalhadores humanitários”, disse Blinken.

Séjourné, por sua vez, expressou “firme condenação” do ataque contra a WCK e insistiu que “a proteção dos trabalhadores humanitários é um imperativo moral e legal ao qual todos devem aderir”.

Os dois altos diplomatas recordaram ainda a necessidade de um “cessar-fogo imediato”, com o secretário de Estado norte-americano a denunciar a falta de ajuda humanitária no território palestiniano devastado por quase seis meses de guerra.

Impala Instagram


RELACIONADOS