Morreu Kiska, a orca mais solitária do mundo que viveu 44 anos em cativeiro

Em 2021, Kiska foi filmada a bater repetidamente com a cabeça contra as proteções de vidro do tanque em que estava inserida, em Marineland Niagara Falls, em Ontário.

Morreu Kiska, a orca mais solitária do mundo que viveu 44 anos em cativeiro

Kiska, uma orca em cativeiro há 44 anos, morreu após passar os últimos 11 anos sem qualquer contacto com outro animal marinho. Em 2021, foi filmada a bater repetidamente com a cabeça contra as proteções de vidro do tanque em que estava inserida, em Marineland Niagara Falls, no Canadá. Phil Demers, ativista, denunciante e tratador do parque em questão, foi quem gravou e partilhou as imagens. “Ativistas anti-cativeiro entraram no MarineLand e viram a Kiska a bater com a cabeça contra a parede. Assista e compartilhe. Essa crueldade tem de acabar”, escreveu, na altura, o homem nas redes sociais.

Leia depois
Orcas atacam e devoram grande tubarão branco [vídeo]
Um impressionante vídeo aéreo do Dicovery mostra baleias assassinas orcas a atacarem e a devorarem um enorme tubarão branco. (… continue a ler aqui)

Kiska estava isolada há 11 anos

O animal, capturado na Islândia em 1979, quando tinha apenas três anos, foi levado com outras para o Canadá. Kiska foi mãe cinco vezes, tendo todos os filhos morrido muito jovens; uma das crias foi separada da mãe e nunca mais se voltaram a reunir. O animal acabou por perder todos os companheiros que tinha no parque e estava sozinho há já onze anos. O comportamento da orca demonstrou que psicologicamente este isolamento poderá ter deixado marcas muito profundas. A campanha #FreeKiska, na plataforma change.org, chegou a reunir mais de 103 mil assinaturas.

Junte-se a nós no Instagram

 

Foto: Reprodução YouTube

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS