Morreram 56 pessoas afogadas e quase todas em zonas não vigiadas

56 pessoas morreram este ano afogadas, com 98% das mortes a ocorrerem em zonas não vigiadas, a maioria depois de cair à água, segundo dados da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores.

Morreram 56 pessoas afogadas e quase todas em zonas não vigiadas

Cinquenta e seis pessoas morreram este ano afogadas, com 98% das mortes a ocorrerem em zonas não vigiadas, a maioria depois de caírem à água, segundo dados fornecidos pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS). De acordo com a estatística do «Observatório do Afogamento» da FEPONS, até 08 de agosto morreram afogadas 56 pessoas, o que representa uma descida de 12% nas mortes por afogamento em comparação com 2018.

No primeiro semestre do ano, a maioria das pessoas que morreu afogada (76,7%) era do sexo masculino e pouco mais de metade (58,1%) tinha mais de 40 anos.

Nos primeiros seis meses do ano todos os afogamentos ocorreram em zonas não vigiadas: 32,6% em rios, 25,6% em mar e 23,3% em poços.

A causa dos afogamentos mais registada foi «queda à água» e em apenas 9,4% das ocorrências houve tentativa de salvamento.

Metade dos afogamentos (51,2%) ocorreu à tarde e 30,2% das mortes registaram-se em junho, sendo os distritos de Faro e Lisboa as regiões onde houve mais ocorrências (14%).

«Até à data, 98,2% das mortes por afogamento registaram-se em espaços aquáticos não vigiados, pelo que a campanha de prevenção ‘SOS Afogamento’ da FEPONS reforça o conselho de se frequentarem espaços aquáticos vigiados e de, consequentemente, se seguirem os conselhos dos nadadores salvadores», refere a Federação em comunicado.

LEIA MAIS

Ambulâncias do INEM paradas por falta de técnicos

Casal que divulgou imagem do corpo de Emiliano Sala pode enfrentar pena de prisão

Previsão do tempo para sábado, 10 de agosto

 

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS