Localizados 14 dos 30 portugueses desaparecidos em Moçambique

Até ao final desta quinta-feira cerca de 30 portugueses estavam desaparecidos em Moçambique na sequência do ciclone Idai. Deste total, 14 já conseguiram comunicar com os serviços portugueses.

Localizados 14 dos 30 portugueses desaparecidos em Moçambique

O Governo avançou esta quarta-feira, 20 de março, que 30 portugueses estavam desaparecidos em Moçambique na sequência do ciclone Idai. Destes 30, 14 já conseguiram comunicar com os serviços portugueses, segundo avançou a TVI24. Até então as ligações estavam cortadas, o que dificultou a localização das pessoas desaparecidas. Moçambique é o país mais afetado pela passagem do ciclone que já matou pelo menos 281 pessoas.

Além da zona da cidade da Beira e de Búzi, que se encontram praticamente submersas, também na província de Manica já há a confirmação de 81 vítimas mortais. A passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Maláui atingiu pelo menos 2,8 milhões de pessoas.

Número de mortes pode aumentar

As autoridades referem que a situação pode ainda vir a piorar e o número de mortes pode aumentar, dado que ainda se encontram centenas de pessoas desaparecidas.

A Autoridade Nacional da Proteção Civil enviou uma equipa avançada de peritos multidisciplinares – Comando da ANPC, da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana, do INEM e da EDP – para Moçambique para participar nas operações de socorro.

Moçambique cumpre esta sexta-feira, 22 de março, o terceiro e último dia de luto nacional. O ciclone Idai atingiu a Beira (centro de Moçambique), com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, na noite de 14 de março, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

LEIA MAIS
Falámos com Sandra Felgueiras sobre o documentário de Maddie. «O Gonçalo Amaral mentiu-me»
Previsão do tempo para sábado, 23 de março

Impala Instagram


RELACIONADOS