Polícia brasileira investiga caso de adoção clandestina de bebé para Portugal

A Polícia Federal brasileira cumpriu hoje mandados judiciais em São Paulo e Curitiba no âmbito de uma investigação sobre adoção clandestina para Portugal, uma operação inserida no combate ao tráfico internacional de pessoas.

Polícia brasileira investiga caso de adoção clandestina de bebé para Portugal

Em comunicado, a polícia brasileira informou que as ações de investigação sobre este caso de adoção clandestina tiveram lugar nas cidades de São Paulo e Curitiba. Segundo a mesma nota, as investigações até o momento apontaram que “uma cidadã brasileira, residente na cidade de Curitiba, teria negociado a venda de seu filho, ainda no ventre, para um cidadão português, tendo a mulher viajado para Portugal poucos dias antes da data do parto e dado à luz a criança naquele país”. Logo após o parto, “ela retornou ao Brasil e deixou a criança no país europeu”, acrescenta-se.

A ação, nomeada pelas autoridades brasileiras de operação Mater Avaritia, contou com o apoio da INTERPOL e da polícia portuguesa, com diligências realizadas em Portugal. A Polícia Federal brasileira também informou que “foi instaurado um novo procedimento investigatório criminal pelas autoridades portuguesas, no qual os suspeitos passaram a ser também investigados pela prática de crimes relacionados ao tráfico internacional de pessoas praticados na Europa”.

O bebé deixado em Portugal foi localizado ainda na maternidade e encontra-se sob os cuidados das autoridades e rede de proteção à criança de Portugal, de acvordo com o comunicado.

A polícia brasileira destacou ainda que as investigações prosseguem para identificar outras pessoas que possam ter de alguma forma participado ou auxiliado na negociação e encaminhamento do bebé brasileiro para Portugal, bem como na identificação de outras negociações semelhantes, envolvendo crianças brasileiras que possam ter sido intermediadas pelo grupo criminoso investigado.

Impala Instagram


RELACIONADOS