Jair Bolsonaro mente quatro vezes por dia, revela estudo

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, mentiu, seja publicamente ou nas redes sociais, pelo menos 1.682 vezes em 2020 – uma média de 4,5 vezes por dia.

Jair Bolsonaro mente quatro vezes por dia, revela estudo

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, mentiu, seja publicamente ou nas redes sociais, pelo menos 1.682 vezes em 2020 – uma média de 4,5 vezes por dia – e as suas declarações falsas ou enganosas contribuíram decisivamente para o aumento de mortes pela covid-19 no Brasil. A constatação é da organização internacional Artigo 19, que luta pela liberdade de expressão e acesso à informação no Mundo.

No ‘Relatório Global de Expressão 2021‘, publicado nesta quinta-feira, 29 de julho e com dados relativos sobre 161 países, a Artigo 19, sediada em Londres e com delegações em nove países, afirma que as mentiras de Bolsonaro levaram muitos brasileiros a desconfiar das instituições e a acreditar em situações falsas ou enganadoras. No caso da pandemia, o documento é claro quando diz que o negacionismo de Bolsonaro, o seu sistemático boicote às vacinas e às medidas de proteção recomendadas mundialmente levaram muitos brasileiros a não adotarem essas cautelas e o resultado foi o aumento das mortes no país, que já ultrapassou os 20 milhões de infetados e os 556 mil óbitos desde o início da pandemia.

Nos primeiros dois anos de mandato – 2019 e 2020 – Bolsonaro proferiu pelo menos 2.187 mentiras, entre elas denunciando fraudes eleitorais nunca comprovadas, diz ainda esta organização. Devido a essas denúncias, o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil acaba de criar um núcleo de especialistas para responder em tempo real às notícias falsas propagadas pelo presidente.

LEIA AINDA
Canibal transforma-se em celebridade no Japão [fotos]
Canibal transforma-se em celebridade no Japão [fotos]
Sagawa, que justifica os crimes como sendo «atos de amor», vendeu milhares de livros. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS