DGS confirma novo caso de sarampo num total de cinco na região Norte

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje a existência de um novo caso de sarampo na região Norte, de um homem de 29 anos que está clinicamente estável e que foi associado a um outro caso identificado anteriormente.

DGS confirma novo caso de sarampo num total de cinco na região Norte

Desde 11 de janeiro, foram confirmados sete casos de sarampo, dois na região de Lisboa e Vale do Tejo e cinco na região Norte, adiantou a autoridade de saúde em comunicado.

O homem, de 29 anos, está “clinicamente bem e fora do período de infecciosidade”, sendo este “um caso secundário a um caso identificado previamente”.

A DGS acrescentou que os casos foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Em 01 de fevereiro, a DGS tinha divulgado a identificação de três novos casos de sarampo na região Norte, que se somavam a outros três já identificados anteriormente.

“A DGS e a rede de Autoridades de Saúde, em colaboração com o INSA e com os profissionais de saúde, estão a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo, com enfoque na confirmação de casos suspeitos e rastreio de contactos”, lê-se no comunicado.

Aproveitando para apelar à vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, a autoridade de saúde nacional recomenda que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808242424.

DMC (PFT) // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS