Gémeas verdadeiras nascem com o mesmo tumor maligno [vídeo]

Duas meninas, gémeas, nasceram com um inchaço na barriga provocado por um tumor. As irmãs partilharam a mesma doença, que era fatal.

Madeline e Isabella, gémeas verdadeiras, nasceram ambas com cancro. Uma situação atípica, que apanhou a equipa médica de surpresa. A doença só foi diagnosticada alguns dias depois do parto, quando a barriga de uma das meninas começou a inchar de forma significativa. Os pais das crianças, Alissa e Michael Dunn, foram informados de que Madeline, de apenas dois meses, tinha um tipo de cancro raro (neuroblastoma) em fase avançada. Poucas semanas após o diagnóstico, Isabella começou a apresentar os mesmos sintomas da irmã. Confirmava-se o pior. Tratava-se do mesmo cancro e no mesmo local do corpo. A condição das meninas surpreendeu os médicos. Segundo os especialistas, o caso é muito raro e a taxa de sobrevivência apenas de 10 por cento.

Gémeas foram submetidas a tratamento de quimioterapia

Madeline e Isabella foram submetidas a tratamento de quimioterapia. «Nessa altura, tudo estava muito complicado. Pioraram de forma rápida e não nos deram grande esperança. Tinham tantas dores que não as podíamos tocar-lhes na pele», recorda Alyssa. Inicialmente, conta a mãe, os médicos não quiseram fazer o tratamento às duas ao mesmo tempo. Perante a insistência dos pais, acabaram por aceitar. «Estiveram um mês separadas e quando as juntámos para fazer a quimioterapia reconheceram-se e sorriram. Foi naquele momento que acreditei que poderiam sobreviver se enfrentassem juntas a luta», sublinha a mãe das bebés. Após vários meses de tratamentos contra o cancro, foram submetidas a uma nova ressonância magnética. Descobriu-se não haver qualquer sinal dos tumores. Madeline e Isabella completaram esta semana sete anos e os pais marcaram presença num programa de televisão norte-americano para «dar alento aos pais que enfrentam o mesmo drama».

LEIA MAIS

Previsão do tempo para sexta-feira, 22 de fevereiro

Radiografia mostra coração no esófago de uma criança

Criança vítima de atropelamento e fuga sobrevive por milagre [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS