Drone da Força Aérea pilotado por Inteligência Artificial ‘mata’ operador em teste

O sistema de Inteligência Artificial começou a perceber que às vezes o operador humano alertava para “não matar certos indivíduos” e passou a vê-lo como ameaça.

Drone da Força Aérea pilotado por Inteligência Artificial 'mata' operador em teste

Durante um simulacro virtual realizado pelos militares dos Estados Unidos da América, um drone da Força Aérea controlado por Inteligência Artificial (IA) foi contra as ordens do responsável e decidiu ‘matá-lo’ para que não interferisse na missão, revela o coronel Tucker Hamilton, chefe de testes e operações de IA da Força Aérea norte-americana. Na verdade, não houve qualquer ferido ou morte, mas este teste revela bem no que a IA se poderá tornar…

Ler depois
Inteligência Artificial elege homem e mulher perfeitos

“Estratégias altamente inesperadas”

O sistema usou “estratégias altamente inesperadas para atingir o objetivo” no teste, que passava por “destruir os sistemas de defesa aérea do inimigo” e atacar qualquer um que interferisse nessa ordem. “O sistema começou a perceber que às vezes o operador humano alertava para “não matar certos indivíduos” e passou a vê-lo como uma ameaça. Posto isso, “matou-o porque impedia-o de atingir o objetivo”, dá conta o coronel. Mas não é tudo.

Quando foi alertado de que iria perder pontos de matasse o operador, o sistema de IA a destruiu a torre de comunicação para que ninguém interferisse na missão, dá conta o New York Post. No entanto, ao site Insider, a porta-voz da Força Aérea, Ann Stefanek, nega que tal simulação tenha acontecido. “O Departamento da Força Aérea não realizou nenhuma dessas simulações de drones de IA e continua comprometido com o uso ético e responsável da tecnologia de IA”, afirma. “Os comentários do coronel foram tirados do contexto”, conclui.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS