Cientistas fazem descoberta polémica sobre origem do cancro

Num estudo que está a causar enorme polémica, dois investigadores afirmam que o cancro foi ‘criado’ pelo ser humano.

Cientistas fazem descoberta polémica sobre origem do cancro

Não é surpresa que o cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo. No entanto, num estudo recente, os cientistas encontraram apenas um caso da doença em centenas de múmias egípcias, revela a investigadora Rosalie David, da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Tal situação sugere “que os fatores responsáveis pelo cancro estão limitados às sociedades afetadas pela industrialização moderna“, afirma em comunicado o autor Michael Zimmerman, da Universidade de Villanova, na Pensilvânia.

Ler depois
Este é o caso de tumor humano mais antigo que se conhece

“Numa sociedade antiga sem intervenção cirúrgica, a evidência de cancro deveria permanecer em todos os casos”. O investigador foi o primeiro a diagnosticar cancro numa múmia através da análise dos seus tecidos a nível microscópico, identificando o cancro do reto numa que viveu no no Oásis de Dakhleh durante o período ptolemaico, há 1600 a 1800 anos.

Cancro causa por fatores ambientais

A literatura e os estudos médicos de restos mortais humanos e animais da época sugerem que os casos de cancro em fósseis de animais, primatas não humanos e humanos primitivos eram escassos. Ao analisarem a literatura antiga, não encontraram descrições de operações à doença. Os primeiros relatos só aconteceram nos últimos 200 anos.

Uma das explicações para este fenómeno pode prender-se com a esperança média de vida ser tão curta que impedia o desenvolvimento da doença. “O cancro é muito raro nas sociedades modernas em humanos com menos de 30 anos”, disse ao LiveScience o oncologista Dr. John Glaspy. “Nos tempos antigos, as pessoas raramente viviam até muito mais do que isso. Por isso, o cancro era raro. O ‘pecado’ das sociedades modernas é fazer com que as pessoas vivam até muito mais tarde”.

No entanto, os investigadores observaram que algumas pessoas do antigo Egipto e da Grécia viveram tempo suficiente para desenvolver doenças como a aterosclerose, a doença de Paget dos ossos e a osteoporose. Assim sendo, David e Zimmerman defendem que o cancro é causado, em grande medida, por fatores ambientais, como a poluição e a alimentação. As suas conclusões foram apresentadas em pormenor na edição de Outubro da revista Nature Reviews Cancer.

Cancro da mama é exemplo

No entanto, como destaca o paleoantropólogo John Hawks, o facto de não haver registo de cancro nas múmias não significa que estes não existissem. “Para ter cancros no registo esquelético, é preciso ter um tumor que afete o osso”, disse ao mesmo site. “Embora possa haver poucos diagnósticos confirmados de tumores nos ossos, isso deve-se ao facto de o cancro ser um diagnóstico difícil de fazer a partir dos ossos”.

Porém, destaca que os estilos de vida modernos podem certamente conduzir a taxas de cancro muito mais elevadas do que no passado. “Quando se trata de cancros como o cancro da mama, sabemos que a idade em que uma mulher tem ou não filhos faz muita diferença na possibilidade de vir a ter cancro da mama. Antigamente as pessoas tinham filhos cedo, o que as colocava numa categoria de menor risco”, afirmou Hawks.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS