China acusada de obrigar presos a doar órgãos para tráfico

Na China, o tempo de espera para um transplante é extremamente baixo, sendo de apenas um par de semanas, garante um tribunal independente em Londres.

China acusada de obrigar presos a doar órgãos para tráfico

Um tribunal independente em Londres conclui que continuam a morrer pessoas, na China, por transplantes de órgãos e que grande parte das vítimas são seguidores do movimento religioso Falun Gong.

Segundo Geoffrey Nice QC, procurador no tribunal criminal internacional para a ex-Jugoslávia, afirma que os membros do movimento são a «principal fonte de extração forçada de orgãos», durante a audiência, citando o The Guardian. «A conclusão mostra que muitas pessoas morreram indescritivelmente sem razão, que mais podem vir a sofrer de forma semelhante e que todos nós vivemos num planeta onde a maldade pode ser encontrada no poder daqueles, que por enquanto, se encontram na administração de um país com uma das civilizações mais antigas conhecidas pelo homem moderno» declarou o procurador.

A perseguição a este grupo religioso começou em 1999, quando milhares de pessoas se juntaram ao movimento, o que fez com que este passasse a ser considerado uma ameaça ao partido comunista. O tempo de espera para a realização de transplantes na China é extremamente baixo, estando avaliado em apenas algumas semanas.

A investigação concluiu, tendo por base informações dos hospitais daquele país, que a fonte principal dos órgãos continua a ser os seguidores do Falun Gong. Em entrevista ao The Guardian, uma ativista do grupo explicou que os reclusos são submetidos a exames e análise clínicas e questionados sobre doenças.

«Quando alguém desaparecia do campo, assumia que tinha sido libertado. (…) Agora temo que tenham sido levados para o hospital e os seus órgãos removidos sem consentimento e mortos na sequência do processo.»

Segundo o mesmo tribunal, por ano são realizadas 90 mil operações de transplante, um número muito superior ao apresentado por fontes oficiais do governo chinês.

Por sua vez, a embaixada chinesa refere, à mesma publicação, que «o governo chinês segue sempre os princípios orientadores da Organização Mundial da Saúde sobre transplante de órgãos humanos» e revela ainda que as presentes acusações não passam de «rumores».

LEIA MAIS

Sabe quantos litros de urina existem dentro de uma piscina pública?

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS