Sabe quantos litros de urina existem dentro de uma piscina pública?

Quantos litros de urina existem dentro de uma piscina pública? Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, publicado na revista Environmental Science & Technology Letters dá a resposta.

Sabe quantos litros de urina existem dentro de uma piscina pública?

Quantos litros de urina existem dentro de uma piscina pública? Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, publicado na revista Environmental Science & Technology Letters dá a resposta. O grupo de investigadores desenvolveu um teste capaz de estimar a quantidade de urina num grande volume de água. O teste consiste na deteção de ACE (acessulfamo de potássio), um edulcorante artificial muito utilizado pela indústria alimentar e que é extremamente estável.

Depois de analisarem 250 amostras de cerca de trinta piscinas e jacuzzis de duas cidades canadenses o grupo de cientistas chegou à conclusão de que, dentro de uma piscina pública podem estar até 75 litros de urina. Os testes foram realizados durante três semanas em duas piscinas públicas e os resultados são tão surpreendentes quanto assustadores.

O ACE foi identificado em 100% das piscinas e jacuzzis testados. Numa delas, com um volume de 830.000 litros (tamanho de uma piscina olímpica), os testes revelaram um volume de 75 litros de urina. Na segunda piscina, duas vezes mais pequena, foram detetados 30 litros de urina. A concentração do edulcorante umenta até 570 vezes nas piscinas que nas amostras de água potável.

As duas piscinas foram testadas num período de três semanas e os cientistas não registaram o número de visitantes. «É difícil dizer quantos banhistas urinaram na piscina, mas o estudo forneceu uma prova suplementar de que as pessoas urinam muitos em piscinas públicas», refere Lindsay Blackstock, uma das especialistas.

LEIA MAIS

Morreu Gabriele Grunewald, atleta que lutou quatro vezes contra o cancro

Mulher espanhola condenada por homicídio de adolescente arranjou emprego em escola primária

Previsão do tempo para terça-feira, 18 de junho

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS