Apresentador da BBC despedido após partilhar foto racista sobre bebé real

A mensagem, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: «O bebé real deixa o hospital».

Danny Baker, apresentador de rádio da BBC,  foi demitido esta quinta-feira, 9 de maio, por publicar uma mensagem no Twitter com uma imagem de um chimpanzé para se referir ao bebé real.

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para sexta-feira, 10 de maio

O funcionário da BBC foi o próprio a anunciar na rede Twitter que tinha sido despedido e um porta-voz da BBC confirmou, justificando com um «erro de julgamento que contraria os valores» que a estação pretende representar.

A mensagem, entretanto removida, mostrava uma imagem de um chimpanzé levado pela mão por um casal bem vestido e acompanhada da legenda: «O bebé real deixa o hospital».

Depois da polémica, o apresentador da BBC decidiu remover a imagem das redes sociais.

Após ser acusado de racismo, Baker apagou a mensagem e pediu desculpas, alegando que não se tinha lembrado das conotações com as origens africanas de Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, que deu à luz na segunda-feira o primeiro filho do casal.

A polémica coincidiu com a primeira aparição pública na quarta-feira da criança, no castelo de Windsor, numa breve entrevista dos pais para a televisão, seguida por um encontro privado para apresentar o bisneto à rainha Isabel II e ao marido, príncipe Filipe, e onde estava também a mãe de Megan, Doria Ragland.

O Palácio de Buckingham anunciou depois que o nome completo do bebé é Archie Harrison Mountbatten-Windsor, sem atribuir um título nobiliárquico.

O filho de Harry, de 34 anos, e de Meghan Markle, ex-atriz norte-americana de 37 anos, ocupará o sétimo lugar na ordem de sucessão ao trono britânico.

LEIA MAIS

A foto do momento em que a rainha Isabel II conhece o bebé real

Por que é que o bebé real foi apresentado no salão do Castelo de Windsor?

Impala Instagram


RELACIONADOS