Aljustrel corta na iluminação de Natal e doa dinheiro a animais abandonados

A vila de Aljustrel, no Alentejo, substitui investimento na iluminação de Natal por doação à Associação Os Rafeiritos do Alentejo, que acolhe animais abandonados e maltratados.

A vila de Aljustrel, no Baixo Alentejo, cortou nas iluminações de Natal, mas não no espírito solidário. Este ano, a Câmara Municipal repensou o modelo de iluminação e cortou em cerca de 40% nas decorações. O dinheiro da poupança, equivalente aos valores gastos em anos anteriores, irá para a Associação Os Rafeiritos do Alentejo, nomeadamente para a construção de um canil/gatil.

Leia também
Freguesia de Lisboa abdica de luzes de Natal e vai dar vales de 30 euros a famílias
Presidente da junta de freguesia da Estrela substitui investimento na iluminação de natal por “vales no valor de 30€” para pais e encarregados de educação de crianças entre os 3 e os 12 anos. Mas tem de se inscrever (… continue a ler aqui)

“A Câmara de Aljustrel irá, assim, seguir as recomendações do Governo, dando cumprimento ao Plano de Poupança de Energia, mas aplicando a verba numa causa solidária. Trata-se de uma “prenda” de Natal que será oferecida em nome de toda a população do concelho”, refere a autarquia. Serão investidos cerca de 13 mil euros na iluminação, o que representa uma poupança – comparativamente a anos anteriores – na ordem dos 8 mil, que serão entregues na totalidade a esta associação sem fins lucrativos, em janeiro do próximo ano.

O número de animais abandonados tem subido drasticamente, em todo o país, desde o início de 2022 e é uma preocupação para os responsáveis de abrigos, que estão a entrar em colapso. E em Aljustrel, A Associação Os Rafeiritos do Alentejo é a responsável pela recolha da maioria dos animais abandonados da zona. “Entende a Câmara que esta associação presta um serviço público importante e necessário a toda a comunidade, dedicando-se à proteção de animais domésticos, e que, neste momento, atravessa uma fase difícil, uma vez que terá de sair do local em que se encontra alojada, daí a urgência e a importância da construção de um novo canil/gatil”, explica a autarquia.

Além do corte nas decorações, esta vila alentejana adotou medidas para reduzir os consumos energéticos. A inauguração das iluminações natalícias aconteceu só a 6 de dezembro, mais tarde do que o habitual em anos anteriores, e será retirada a 6 de janeiro. E o tempo em que as luzes estão acesas é, também, menor: entre as 18h00 e as 0h00. As lâmpadas, essas, são LED.

Cabazes de Natal para quem mais precisa

A ação de solidariedade da Câmara de Aljustrel estende-se às famílias mais carenciadas do concelho. Ao tradicional cabaz alimentar que é entregue todos os meses a estas casas, a autarquia vai distribuir um outro cabaz especial de Natal. Serão à volta de 80 cestas com vários produtos típicos da época que se assinala, de modo a que estes agregados familiares possam ter uma quadra festiva mais reconfortante.

Está, também, a ser feita uma recolha de brinquedos pelas escolas da vila, para que todas as crianças possam ter um Natal feliz. Os brinquedos angariados serão entregues juntamente com os cabazes.

Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução Facebook Município de Aljustrel 

Impala Instagram


RELACIONADOS