Tancos: É a primeira vez em democracia que se recupera material de um furto destes

O ministro da Defesa Nacional congratulou-se com a recuperação do material dos Paióis Nacionais de Tancos e disse que é “a primeira vez” em democracia que se recupera material “de um furto desta natureza”.

Tancos: É a primeira vez em democracia que se recupera material de um furto destes

O ministro da Defesa Nacional congratulou-se hoje com a recuperação do material dos Paióis Nacionais de Tancos e disse que é “a primeira vez” em democracia que se recupera material “de um furto desta natureza”.

“O Governo regista e acho que todos registamos como extremamente positivo o facto de o conjunto de material de guerra que não tinha sido recuperado ser recuperado e o facto de ser a primeira vez, que eu me recorde, em democracia, num furto desta natureza, de o material roubado ou furtado ter sido recuperado”, declarou o ministro.

Desde que foi recuperado o material desaparecido de Tancos, no dia 18 de outubro, José Azeredo Lopes ainda não tinha falado aos jornalistas sobre o assunto. Hoje, oito dias depois, foi questionado sobre esta matéria na ilha Terceira, nos Açores, após assistir com o Presidente da República a manobras do exercício militar “Lusitano 2017”.

“Isso, sim, é algo com que o Governo se congratula e com que cada um de nós se congratula”, acrescentou.

Questionado sobre a investigação deste caso, Azeredo Lopes repetiu que “o Governo não interfere na investigação criminal e, portanto, o Governo não tem de dizer em que ponto é que está ou deixa de estar”.

Interrogado sobre o atual estado da relação entre a Polícia Judiciária Militar (PJM) e a Polícia Judiciária (PJ), o ministro respondeu:

“Quanto a alegados conflitos entre polícias, eu não me pronuncio sobre investigação criminal, se eu paguei voluntariamente o preço de recusar interferir nessa área, é evidente que não me vou pronunciar”.

Em comunicado, divulgado no dia 18 de outubro, a PJM anunciou que, durante a madrugada, tinha recuperado, na região da Chamusca, a 21 quilómetros da base militar de Tancos, o material de guerra furtado, em colaboração com o núcleo de investigação criminal da Guarda Nacional Republicana de Loulé.

Em junho, o Exército revelou a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois ‘paiolins’, tendo desaparecido granadas de mão ofensivas e munições de calibre nove milímetros.

Entre o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos estavam “granadas foguete anticarro”, granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, segundo a informação divulgada pelo Exército.

Outros artigos em destaque

Última Hora: Surto de varicela ataca aeroporto de Lisboa
Última Hora | Morreu português num acidente em França [vídeo]
Morreu português num acidente em França [vídeo]
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo (galeria de fotos)
Cristiano Ronaldo revela data de nascimento da filha!
Posições que vão melhorar a sua vida sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS