Marcelo lamenta atraso na recuperação de casas ardidas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje o atraso na reconstrução de casas ardidas na zona de Pedrógão Grande.

Marcelo lamenta atraso na recuperação de casas ardidas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje o atraso na reconstrução de casas ardidas na zona de Pedrógão Grande, defendendo que os trabalhos de recuperação têm que ser feitos “de forma consistente e desejavelmente acelerada”.

“Eu tinha chegado a dizer a certa altura perante a tragédia de Pedrógão que esperava no Natal que todos tivessem já as suas casas e pudessem estar em suas casas. Infelizmente, não é possível, mas que seja possível o mais cedo no próximo ano. Depois há a segunda tragédia e o mesmo se aplica à segunda tragédia”, disse o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas na Universidade de Aveiro, em declarações à margem da cerimónia do 44.º aniversário daquela instituição.

No dia em que passam dois meses após os incêndios que devastaram aquela zona, o chefe de Estado disse que continuam a chegar à Presidência da República “mensagens de solidariedade, de sugestão e de proposta”, defendendo que “é preciso que haja memória daquilo que aconteceu”.

“Não haja ideia de que o ano foi todo muito bom, com um pequeno problema que foram as tragédias. Não é verdade. Houve neste ano o melhor e o pior. O melhor, em muitos aspetos económicos e financeiros e no prestígio internacional e, o pior, as tragédias. Portanto, o termos presente o que aconteceu é fundamental como lição para o futuro, porque há muito a refazer ainda nos próximos anos”, observou.

No dia 15 de outubro deflagraram mais de 500 incêndios, o maior número de fogos do ano, tendo as chamas atingido particularmente 27 concelhos da região Centro, sobretudo os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Leiria.

Na madrugada de 16 de outubro morreram 45 pessoas e cerca de 70 ficaram feridas devido às centenas de incêndios, que destruíram total ou parcialmente cerca de 800 habitações permanentes, quase 500 empresas e extensas áreas de floresta, estando ainda por apurar o valor global dos prejuízos, bem como o total da área ardida.

 

Outros artigos em destaque

The Biggest Loser Concorrente surpreende ao tornar-se modelo e bombeiro!
Raríssimas: Presidente admite uso do cartão de crédito em vestidos por ser um «investimento»
Ups! Apanhados desprevenidos na gala da TVI (fotos)
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Cantora condenada a dois anos de prisão por «videoclipe depravado»
Cantora condenada a dois anos de prisão por «videoclipe depravado»
22 prendas de Natal até cinco euros

Impala Instagram


RELACIONADOS