Manifestação de professores liderada por cabeçudo António Costa

Milhares de professores manifestam-se hoje em Lisboa, num protesto liderado por um boneco cabeçudo que pretende representar o primeiro-ministro António Costa, que traz ao peito o cartaz «Roubo 6,5 anos», o tempo de serviço congelado a esses profissionais.

Manifestação de professores liderada por cabeçudo António Costa

A manifestação de professores começou pelas 15h00 com a concentração na Praça Marquês de Pombal. Cerca de meia hora depois, iniciou-se o percurso. Milhares de professores de todo o país marcharam em direção à Praça do Comércio. Os docentes exigem a contagem integral do tempo de serviço: nove anos, quatro meses e dois dias. No início deste mês, o Governo aprovou um diploma que contabiliza menos de três anos de serviço, para efeitos de progressão na carreira.

Manifestação de professores com cabeçudo António Costa

Protesto liderado por cabeçudo António Costa com cartaz «Roubo 6,5 anos»

O diploma já levou PCP, BE e PSD a anunciarem que vão apresentar uma apreciação parlamentar dentro de um mês. Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, apontou 16 de abril, dia da apreciação parlamentar do diploma, como um ponto crucial na luta dos professores. O diploma do Governo que aprovou a contagem de dois anos, nove meses e 18 dias de serviço é, segundo Mário Nogueira, «um roubo aos professores». O protesto de hoje é organizado pelas dez estruturas sindicais, que durante mais de um ano tentaram negociar, sem êxito, a recuperação do tempo de serviço, segundo fonte sindical.

LEIA MAIS

ÚLTIMA HORA | Rúben Dias e João Félix na Juventus de Ronaldo

Previsão do tempo | Domingo regressam as nuvens e pode até chover ao fim do dia

Impala Instagram


RELACIONADOS