Costa diz que procurou evitar «crise orçamental»

O primeiro-ministro salientou que procurou evitar a «crise orçamental» que aconteceria com a aprovação da recuperação integral do tempo de serviço dos professores.

Costa diz que procurou evitar «crise orçamental»

O primeiro-ministro, António Costa, rejeitou esta segunda-feira, 6 de maio, a ideia de que a crise política provocada pela ameaça da sua demissão tenha sido propositada e salientou que procurou evitar a «crise orçamental» que aconteceria com a aprovação da recuperação integral do tempo de serviço dos professores.

«Quem criou esta situação não foi o Governo, quem mudou de posição não foi o Governo», disse António Costa em entrevista à TVI, acrescentando que, quando anunciou que tinha comunicado ao Presidente da República que o Governo se demitiria caso o parlamento aprove em votação final global o diploma relativo à carreia dos professores, não procurou uma «crise política» mas, pelo contrário, tentou «evitar uma crise orçamental».

Segundo António Costa, um Governo em fim de mandato não pode «estar a comprometer o país desta forma para o orçamento futuro».

O primeiro-ministro salientou também que, «desde o início da legislatura até hoje, nunca o PEV, BE ou PCP» surpreenderam «com as posições que assumiram».

Apesar de ter sido questionado várias vezes sobre se os acordos de apoio parlamentar que o PS assinou com estes partidos podem ser mantidos no futuro, António Costa não respondeu diretamente.

LEIA MAIS

Todos os suspeitos dos ataques do Sri Lanka foram mortos ou detidos

Previsão do tempo para quarta-feira, 8 de maio

 

Impala Instagram


RELACIONADOS