Ursula Von der Leyen eleita Presidente da Comissão Europeia

Ursula Von der Leyen é a primeira mulher a presidir à Comissão Europeia

Ursula Von der Leyen eleita Presidente da Comissão Europeia

Ursula Von der Leyen fez história esta terça-feira, 16 de julho, ao ser eleita a primeira mulher a presidir à Comissão Europeia. A alemã recolheu no hemiciclo de Estrasburgo, em França, 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um nulo.

Candidata indigitada pelo Conselho Europeu para a presidência da Comissão Europeia, a conservadora Von der Leyen, 60 anos, irá assim suceder, em 1 de novembro, ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos.

A nova presidente da Comissão Europeia precisava de pelo menos 374 votos para ser eleita – metade dos eurodeputados mais um –, tendo superado a maioria absoluta por apenas nove votos.

Ursula Von der Leyen discursou para os eurodeputados e defendeu uma Europa mais unida. Assumiu «garantir a saúde do planeta», lutar por uma «Europa climaticamente neutra, em 2050», apoiar as pequenas e médias empresas, erradicar a pobreza na infância através de uma Garantia Infantil e defender o estado de direito.

Ursula é médica e mãe de sete filhos

Von der Leyen nasceu em Bruxelas, cidade onde viverá agora. O seu pai, Ernst Albrecht, trabalhou enquanto chefe de gabinete de Hans von der Groeben, um dos dois membros alemães nomeados para a recém-criada Comissão em janeiro de 1958. Por lá viveu até aos 13 anos, altura em que a família decide regressar à Alemanha.

Para além do mundo da política, Bruxelas deu-lhe também bagagem cultural e linguística. Ursula é das poucas políticas alemãs que fala fluentemente inglês e francês. Foi estudar economia, em 1978, em Londres, mas dois anos depois preferiu a medicina. Ursula especializou-se em ginecologia, mas interrompeu a carreira aos 28 anos por amor. Mudou-se em 1986 com o marido e os dois filhos gémeos para a Califórnia. O casal teve mais cinco filhos e a conciliação do trabalho com a maternidade foi uma das ideias que trouxe para a política alemã.

Chegou à política em 2003, aos 45 anos. Em 2005, foi eleita ministra no Conselho de Ministros da chanceler Angela Merkel e foi a única mulher a ocupar continuamente este cargo desde então.

LEIA MAIS
FaceApp: A aplicação que o envelhece pode estar a roubar os seus dados
Jornalista que mostrava o lado feliz da Somália morre em atentado terrorista

Impala Instagram


RELACIONADOS