Jornalista que mostrava o lado feliz da Somália morre em atentado terrorista

A jornalista Hodan Nalayeh, de 43 anos, tinha como missão contar as histórias bonitas do país que a viu nascer, Somália.

Jornalista que mostrava o lado feliz da Somália morre em atentado terrorista

Hodan Nalayeh, de 43 anos, era jornalista e tinha como missão contar as histórias bonitas do seu país, Somália, que deixou quando tinha apenas seis anos de idade. No entanto, a mulher morreu, grávida do terceiro filho, no passado sábado, 13 de julho, num ataque terrorista, junto a um hotel, que vitimou 26 pessoas.

A mulher vivia com a família no Canadá, mas no ano passado decidiu regressar à sua terra natal para desenvolver a plataforma que criou, a «Integration TV», que tinha como objetivo partilhar testemunhos que fossem muito além da fome e da guerra que marcam a realidade dos somalis. Segundo a BBC, a jornalista queria inspirar os jovens a reconstruir o país.

«Se não nos tornarmos os criadores dos nossos próprios conteúdos, ficaremos à mercê de outras pessoas para contar as histórias de África», justificou a ativista e jornalista.

Jornalista e marido morrem em ataque

Hodan Nalayeh e o atual (e segundo) marido, Farid Juma Suleiman, um empresário e ex-ministro de Zanzibar, encontravam-se no hotel Asasey da cidade portuária de Kismayo, no sul da Somália, quando ocorreu um ataque terrorista que provocou 26 mortos. Deste número, constam os nomes da jornalista, que estava grávida do terceiro filho, e do companheiro.

No hotel, onde decorreu o ataque, estavam reunidos vários políticos regionais e líderes de clãs que discutiam as próximas eleições regionais. O atentado foi reivindicado pelo grupo al-Shabab.

Pai de Nalayeh era diplomata na Somália, mas trabalhava num parque de estacionamento no Canadá

A jornalista nasceu na cidade de Las Anod, no norte da Somália, mas, aos seis anos, mudou-se para o Canadá, juntamente com os pais e os 11 irmãos. O pai de Hodan Nalayeh era diplomata na Somália, mas quando chegou ao Canadá começou a trabalhar num parque de estacionamento para sustentar a família.

LEIA MAIS
Rosa Grilo, a cronologia de um crime. Luís Grilo foi dado como desaparecido há um ano
Tragédia: Atleta olímpico tira a vida ao filho em acidente

Impala Instagram


RELACIONADOS