Quem era Salvador Ramos, autor do massacre no Texas?

Salvador Ramos afastou-se dos amigos e tinha uma relação tumultuosa com a mãe. Foi viver com a avó, a primeira pessoa que atacou.

Quem era Salvador Ramos, autor do massacre no Texas?

Salvador Ramos, um jovem de 18 anos vítima de bullying, foi alvo de comentários homofóbicos após ter publicado uma fotografia em que usava lápis preto nos olhos. A roupa que usava, vista como tipicamente feminina, era o principal foco dos agressores. “Ele era o miúdo mais simpático, o mais tímido”. Ele só precisava de sair da sua concha. Ele era uma pessoa como todos nós; era um bom amigo”, garante Stephen Garcia, em tempos amigo do atirador do Texas. Tudo mudou quando Stephen se mudou para outra cidade. Foi então que Salvador, que estava no secundário, começou a faltar à escola, deixou crescer o cabelo, começou a vestir-se de preto e a usar grandes botas de estilo militar, descreve o amigo: “Como um assassino em série“, concluiu. “Começou a ser outra pessoa”, disse ao The Washington Post. “Ele continuava a piorar cada vez mais”. A certa altura, Salvador simplesmente deixou de aparecer nas aulas e começou a trabalhar num restaurante de fast food.

Stephen diz ter-se esforçado para manter o contacto com Salvador, mas revela que o amigo foi ficando cada mais distante. A última vez que conversaram foi há um mês ou dois, mas a chamada foi breve, recordou Stephen. Salvador afirmou que estava à caça com o tio e que não tinha tempo para falar com o amigo. Nesta terça-feira, estava na aula de Álgebra, e começou a ser bombardeado com notificações — mensagens de outros amigos e notícias da imprensa local – sobre a tragédia que tinha acabado de acontecer. O nome de Salvador Ramos saltou no ecrã e Stephen ficou sem palavras. “Acho que ele precisava de ajuda mental. E de resolver a relação com a família. E de amor”, sublinha o amigo.

A relação atribulada com a família

A relação de Salvador Ramos com a mãe estaria longe de ser pacífica, revela um vizinho da família, Ruben Flores, ao mesmo jornal. Era comum Salvador ir dormir a casa de Ruben e da mulher, para passar tempo com o filho do casal. Além disso, era presença assídua nos convívios da família. Mas, mais uma vez, afastaram-se à medida que a relação de Salvador com a mãe se ia deteriorando. A relação de amizade de Salvador e do filho de Ruben terminou em 2018. Nos últimos meses, o jovem de 18 anos mudou-se para casa da avó. A avó foi a primeira vítima do jovem e está internada em estado crítico.

Para ler agora
Quão fácil é comprar uma arma nos Estados Unidos? E por que é tão difícil mudar a lei?

É muito fácil e rápido comprar uma arma nos Estados Unidos. Basta ir, por exemplo, ao Texas, estado onde morreram 19 crianças num tiroteio esta terça-feira numa escola norte-americana. Um mecanismo especial dificulta a mudança de uma lei que muitos pedem há anos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS