Professor da Universidade do Porto despedido por sexismo e xenofobia

O professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira, da Faculdade de Economia, foi acusado por mais de 100 alunos de comentários sexistas, racistas e xenófobos.

Professor da Universidade do Porto despedido por sexismo e xenofobia

O professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foi alvo de uma denúncia assinada por 129 alunos da Faculdade de Letras em 2021, que levou o senado da Universidade do Porto a determinar o seu despedimento. Agora, avança o jornal Público, António Sousa Pereira, reitor desta instituição de ensino, já terá assinado o despacho de despedimento. Em causa estavam comentários sexistas, racistas e xenófobos proferidos durante as aulas.

O instrutor do processo disciplinar levado a cabo pela Faculdade de Economia já tinha recomendado como sanção o despedimento de Pedro Cosme da Costa Vieira, votada favoravelmente pelo senado, em janeiro deste ano. Esta decisão só tem efeitos após publicação em Diário da República, o que deverá acontecer ainda durante esta semana. Pedro Cosme da Costa Vieira não pode recorrer da decisão da universidade, restando-lhe apenas a possibilidade de apresentar recurso junto do Tribunal do Trabalho.

«As mulheres brasileiras são mercadoria»

Segundo a denúncia, Pedro Cosme da Costa Vieira usava afirmações como: “As mulheres brasileiras são uma mercadoria”; “Sabem o que é uma caçadeira? Aquela arma que os homens usam para matar as mulheres”; “Qualquer dia a minha amiga Marta, do judo, que é ceguinha, vai chegar a grávida” ou “A instrutora (do judo) teve de me mandar lá para fora porque estava quase a saltar-lhe ao pacote”.

Professora dá cupcakes com esperma do marido aos alunos
Professora condenada a 41 anos de prisão devido a diversos crimes sexuais como o de dar aos alunos cupcakes com esperma do marido. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS